Traço, Humor e Cia

A exposição, que tem a curadoria de Denise Mattar, mapeia a trajetória do traço humorístico (ilustração, charge, caricatura e cartum) no decorrer dos dois últimos séculos, a partir de obras dos principais artistas gráficos do país.

Desde o princípio, este tipo de arte obteve sua mais significativa expressão através da imprensa brasileira. Já nas primeiras publicações foi possível constatar a importância do desenho, que ilustrava os títulos, as situações cotidianas, as propagandas e, principalmente, as charges políticas. Todo jornal ou revista tinha um grande caricaturista e o humor crítico dos artistas gráficos sempre foi o principal tempero da imprensa nacional. Atualmente, mesmo com a fotografia e com o computador, o traço é considerado um dos suportes mais criativos e eficientes.

Os visitantes da exposição poderão apreciar painéis de revistas e de jornais antigos e atuais, caricaturas políticas, charges impressas e eletrônicas, personagens famosos e trabalhos de importantes nomes como: Angeli, Ziraldo, Ângelo Agostini, Chico Caruso, Paulo Caruso, Laerte, Miguel Paiva, Alceu Penna, Millôr, Aroeira, Lan, Zelio, Jaguar, Henfil, Borjalo, L. F. Veríssimo, entre outros.

Veja aqui mais detalhes de cada módulo da exposição

Exposição "Traço, Humor e Cia"
Local da exposição:
Salão Cultural - FAAP
End: R. Alagoas, 903 - Prédio 1
Abertura: 24 de maio (somente para convidados)
Aberta ao público: de 25 de maio a 29 de junho de 2003
Horários: de 3ª a 6ª feira das 10h00 às 21h00
sábados, domingos e feriados das 13h00 às 18h00
Telefone: (11) 3662.7198
Telefone para agendamento de escola: (11) 3662.7200
E-mail: museu.educativo@faap.br

Entrada Franca

  "indique esta exposição para um amigo"