Traço e Imprensa: as artes gráficas, a ilustração e a caricatura no Brasil.

Um painel dos jornais e revistas de 1831 a 2003 possibilita a visão histórica do desenvolvimento das artes gráficas no Brasil e a evolução do traço através dos tempos. Neste núcleo, são apresentados originais das principais revistas editadas no País, como "A Lanterna Mágica" (1844), "O Arlequim" (1867), "O Mequetrefe" (1875), "Revista Illustrada" (1876), "O Malho" (1902), "Tico-Tico" (1905), "O Cruzeiro" (1928) e muitas outras. Além da beleza plástica do conjunto, há algumas surpresas muito divertidas, como uma capa da Revista Veja de 1971, ilustrada por Ziraldo, que mostra a estátua da liberdade de nariz empinado, arrastando a cauda do vestido, com a manchete: Os Estados Unidos e o mundo mais afastados.

O Traço Brasileiro

Estão expostos cerca de 100 originais, alguns raríssimos, dos principais ilustradores e caricaturistas brasileiros, realizados com técnicas como xilogravura, litografia, gravura em metal, reprodução fotográfica, autotipia e até computação gráfica. Di Cavalcanti, Augusto Rodrigues, Ferrignac, Henrique Fleuiss, Angelo Agostini, Julião Machado, Rian, Cardoso Ayres, Raul, K.lixto, J. Carlos, Storni, Seth, Yantok, Voltolino, Belmonte, Fritz, Guevara, Théo, Nássara, Alvarus, Mendez, Péricles, Carlos Estevão, Alceu Penna, Millôr, Jaguar, Fortuna, Ziraldo, Claudius, Borjalo, Lan, Henfil, Trimano, Chico Caruso, Paulo Caruso, Loredano, Angeli, Laerte e Miguel Paiva são alguns dos artistas apresentados.

Sedução e Exclusão

Neste núcleo, é enfocada a visão dos cartunistas sobre a mulher através dos tempos. Em destaque, estão os seguintes personagens: "As Melindrosas", de J. Carlos; "As Garotas do Alceu", de Alceu Penna; "A Radical Chic", de Miguel Paiva; e "A Super Mãe", de Ziraldo.

Galeria do Poder

Este setor apresenta caricaturas dos 33 presidentes brasileiros e de figuras importantes no cenário político, como o Barão do Rio Branco, Rui Barbosa, Oswaldo Cruz, Carlos Lacerda, Luiz Carlos Prestes, Brizola, Maluf, Benedita, Roseana Sarney, Marta Suplicy, retratados pelos mais importantes caricaturistas do Brasil, de Angelo Agostini a Chico Caruso.

E Nada Mudou...

Reúne trabalhos de 1898 a 2003, apresentando charges que poderiam, todas elas, ser republicadas hoje nos jornais. Uma imagem de J. Carlos, de 1908, mostra o presidente preocupado com as evoluções do câmbio; uma outra, de 1915, mostra o Tio Sam de boca aberta engolindo todos os países. Ao ver este núcleo, é possível constatar que quase nada mudou. Entre os materiais selecionados destacam-se: a política cambial, a ineficiência do poder público, o déficit, as enchentes, as epidemias, o jornalismo, a utilização de cargos políticos, as eleições, entre outros. O cenário é uma bandeira do Brasil.

O Beco do Riso Mau

Ambientado pelo cartunista Angeli, um imenso "beco" permite ao público entrar num cartum gigante, tendo a sensação de conviver com todos os personagens dos principais autores de humor negro do Brasil. Estão reunidos "O Amigo da Onça", de Péricles e Carlos Estevão; "Fradim", de Henfil; "Os Skrotinhos", de Angeli; "Los Tres Amigos", de Laerte, Angeli e Glauco; "A Rebordosa", de Angeli; e "Os Piratas do Tietê", de Laerte.

O Rádio

Com a introdução do rádio, um contingente de autores que trabalhava nos jornais passa a escrever textos para o rádio e o teatro de revista. Os resultados são verdadeiras caricaturas auditivas. São apresentados programas como: PRK30, Nhototico e outros, em pequenas cabines.

Charges Eletrônicas

Com a introdução da televisão, as caricaturas e charges buscam a animação. Neste núcleo, as charges eletrônicas poderão ser vistas através dos "plim-plim" da Rede Globo, cujo conjunto reúne os mais importantes profissionais do Brasil. Entre eles encontram-se Ziraldo, Aroeira, Lan, Zelio, Jaguar, Henfil, irmãos Caruso, Miguel Paiva, Borjalo e L. F. Veríssimo. (35 minutos de projeção).

Charges Tridimensionais

Apresentação de um conjunto de figuras tridimensionais em cerâmica com traços caricaturais realizados em vários períodos, incluindo peças de J. Carlos. Entre os caricaturados estão: JK, ACM, Caymmi, Caetano, Gil, Getúlio Vargas e outros.

Cyberhumor.uol.com.br

Nesta sala de computadores, poderão ser acessados os principais sites de humor brasileiros e de artistas da exposição, animações e uma espécie de museu virtual com as melhores charges publicadas nos principais jornais do País, selecionadas pelo desenhista Mariano, titular do pioneiro site "chargeonline".

Túnel do Tempo

Adultos e crianças poderão folhear revistas de 1920 a 1970. O contato com este material proporciona uma verdadeira viagem no tempo através das modificações ocorridas na política, nos costumes e na publicidade.

Workshop

A garotada vai se divertir criando suas próprias caricaturas e desenvolvendo suas habilidades artísticas, orientada por um grupo de monitores especializados.