O Museu de Arte Brasileira da FAAP realizou a mostra fotográfica "Tina Modotti-1929. Una nueva mirada".

O Museu de Arte Brasileira da FAAP, em ação conjunta com o Consulado do México, realizou a mostra "Tina Modotti-1929. Una nueva mirada". A exposição foi composta por 26 fotografias, anteriormente exibidas na única grande exposição individual de Tina Modotti (1896), realizada na Bibiloteca Nacional do México, no ano de 1929.

A atriz e modelo italiana Tina Modotti, sob a influência de Edward Weston, tornou-se um dos maiores nomes da fotografia do século XX. Seus retratos, naturezas mortas e composições abstratas de foco definido, mostram Tina Modotti como uma fotógrafa complexa a seu próprio modo.

Suas fotografias, da classe trabalhadora mexicana e artefatos, se converteram em emblemas revolucionários poderosos. Na sua ida ao México, Tina conheceu grandes muralistas, artistas e escritores da época, como Diego Rivera, Clemente Orozco e David Alfaro Siqueiros e, com eles, virou ativista política.

As imagens produzidas pela fotógrafa revelam um cuidado muito especial na construção da imagem fotográfica. A luz é trabalhada nos detalhes e resulta em fotografias cheias de contrastes e texturas, levando o espectador de suas obras a "sentir" o calor do sol mexicano.

Através de suas fotografias, Tina Modotti procurava denunciar as injustiças e envolver-se mais na política revolucionária. A importância histórica desta única mostra de Tina Modotti, considerada na ocasião pelo muralista David Alfaro Siqueiros como "a primeira exposição revolucionária" do México, é muito grande e representa, segundo o pesquisador Jesús Nieto Sotelo, o surgimento da vanguarda.

*A exposição foi inaugurada no dia 15 de maio, no Mezanino do Prédio 1 da FAAP, e encerrou-se no dia 8 de junho.

Exposição "Tina Modotti -1929. Una nueva mirada"
Local da exposição: Mezanino - Prédio 1
End: Rua Alagoas, 903
Abertura: 14 de maio (Somente para convidados)
Aberta ao público de 15 de maio a 08 de junho
Horários: de 3ª a 6ª feira das 10h00 às 21h00.
Sábados, Domingos e Feriados das 13h00 às 18h00.
Telefone: (11)3662-7198
Entrada Franca

"indique esta exposição para um amigo"