Em 2009, a Fundação Armando Alvares Penteado iniciou a restauração do mural intitulado “Brasil”, em muro situado nas esquinas das ruas Armando Alvares Penteado e Avaré, próximas ao Campus FAAP.

O trabalho foi realizado em 1983, pelo artista Walter Kershaw e equipe formada por sua mulher Hillary e 26 estudantes da FAAP, para a exposição itinerante “Painting the Town”. Promovida pelo British Council na América Latina, a mostra apresentou, em São Paulo, 90 murais no MASP, além do painel in loco do pintor.

O painel apresenta uma sequência de imagens materializando a ideia que o artista propunha do Brasil, com base em informações que já tinha e em impressões que registrava, a partir do contato com a realidade. Lido da esquerda para a direita, descreve paisagens, cenas cotidianas, alusões ao mundo natural, referências tradicionais e repertório contemporâneo. Ao eleger imagens de montanhas, índios, tratores, onças, flores, pássaros, indústrias e arranha-céus, o artista evidenciava a convivência no país de realidades agrícolas e industriais, rurais e urbanas.

Para a restauração, foi contratado o restaurador Júlio Moraes, especialista em recuperação de pinturas de murais. Ao longo de três meses de trabalho, estão previstos procedimentos de limpeza para a retirada de resíduos de vegetação, estabilização da pintura, preenchimento de fissuras e trincas e reintegração pictórica.

O artista

Walter Kershaw nasceu em 1940, em Rochdale, Lancashire, Inglaterra e obteve o grau de bacharel em Artes pela Durhan University. Especializado na pintura de murais, atuou como artista independente em Nova York, São Francisco e Paris. Trabalhou para o Exército como “artista de guerra” na Irlanda do Norte e pintou em áreas de construção na Escócia, para a “North Sea Oil”. Seu nome tornou-se referência para a pintura mural britânica e há trabalhos de sua autoria em diversas cidades inglesas. Em seus depoimentos do período, afirmava que foi decisivo para seu trabalho conhecer os murais publicitários norte-americanos, sua eficácia e sua motivação em desenvolver painéis desvinculados de intenções comerciais ou políticas, mas voltados à experiência da arte. Enfatizava sua crença na necessidade de obras de arte nas cidades contemporâneas e dos murais como obras acessíveis.

Aspectos Técnicos da Restauração

O projeto completo de restauração inclui diversas etapas. A primeira delas engloba documentação fotográfica e levantamento detalhado de estado e mapeamento de danos. Na sequência, é feita a análise laboratorial de identificação de materiais (aglutinantes e pigmentos) e de produtos de deterioração.
Complementando, um engenheiro ou arquiteto avalia condições de estabilidade do muro, adequação do condutor de águas pluviais e portão, para providenciar revestimentos e adesão de trechos. Passa-se então, para limpeza e eliminação de manchas. Alguns testes são aplicados como os de saturação de cores, obturação de defeitos da superfície e reintegração cromática.

Todos os procedimentos são feitos de acordo com os seguintes critérios éticos e técnicos adotados internacionalmente:
• Respeito à obra original, evitando qualquer descaracterização;
• Reversibilidade dos processos empregados, possibilitando sua remoção sem dano ao elemento restaurado;
• Adição do mínimo possível de materiais;
• Adequação química e física de materiais, a fim de evitar novas deteriorações;
• Registro da intervenção, com recomendação para conservação do elemento restaurado.