A Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP – receberá a mostra Fotógrafas da National Geographic, que reúne 55 trabalhos de 22 artistas internacionais. Depois de percorrer o News Museum em Nova Iorque a exposição chega ao mezanino da FAAP de 7 fevereiro a 17 de março. A mostra é patrocinada pelo National Geographic Channel Brasil.

Os temas da mostra são variados, com imagens que vão desde cenas da África até contorcionistas do Cirque du Soleil, em Montreal. Todas as fotógrafas são testemunhas da beleza de uma paisagem, do horror de uma guerra, do exotismo de culturas distantes do nosso cotidiano, da sutileza de um gesto, de cenas dramáticas ou banais de um relacionamento

Fotógrafas da National Geographic reúne o trabalho de um grupo de artistas que provou ser capaz de tarefas árduas. Essas mulheres retornam de cada aventura com imagens que só valorizam a longa tradição de excelência em fotografia da National Geographic Society. Desde as primeiras fotos, publicadas no início do século, até os anos 40, as páginas da revista National Geographic mostram o trabalho de poucas fotógrafas. Mesmo hoje, apenas 14 dos 70 fotógrafos que trabalham regularmente para a revista são mulheres.

As artistas que compõem Fotógrafas da National Geographic são Sisse Brimberg, Susie Post, Jodi Cobb, Annie Griffiths Belt , Karen Kasmauski, Maria Stenzel, Joanna Pinneo, Sarah Leen, Lynn Johnson, Alexandra Boulat, Dickey Chapelle, Alexandra Avakian, Maggie Stpalestra_melissa_farlow.htmeber, Carol Beckwith, Angela Fisher, Melissa Farlow, Stephanie Maze, Kathleen Revis, Mary Ellen Mark, Beverly Joubert, Lynn Abercrombie e Darlene Murawski.

Entre as fotógrafas estão Sisse Brimberg e Susie Post, que estiveram no Brasil em 2000. A primeira nasceu em Copenhague, Dinamarca, em 1948. Como fotógrafa regular da revista National Geographic, publicou mais de vinte ensaios. As fotos de Sisse são encantadoras desde seu trabalho de documentação até a ilustração do imaginário mundo dos contos de Hans Christian Andersen, passando pelas imagens líricas de The Magic of Paper. Seu mais recente projeto na National Geographic são crônicas da cultura viking. Em 1998, ela documentou os 100 anos da National Geographic Society. Seu trabalho também é visto em exposições itinerantes.

Já Susie Post trabalha, desde 1990, como fotojornalista free lance documentando a vida das pessoas. Faz trabalhos editoriais e coletivos, além de trabalhar para revistas e para organizações sem fins lucrativos.

Nos últimos anos, Susie tem fotografado, principalmente, para a National Geographic Society, tanto para a revista como para a divisão de livros. Aprecia o trabalho em projetos de longa duração que possibilita a análise de um grupo de pessoas ou de um lugar; esta análise, então, é transmitida por meio da imagem. Entre seus trabalhos estão Life Magazine, New York Times, Sunday Magazine, Newsweek, Forbes, Philadelphia Inquirer, World Vision, Missions USA, Compassion International e Food for the Hungry. Ela também participou do livro "Descubriendo Ecuador", no qual 40 fotógrafos documentaram a situação dos equatorianos.

Artistas da mostra Fotógrafas da National Geographic

Sisse Brimberg Alexandra Avakian
Susie Post Maggie Steber
Jodi Cobb Carol Beckwith
Annie Griffiths Belt Angela Fisher
Karen Kasmauski Melissa Farlow
Maria Stenzel Stephanie Maze
Joanna Pinneo Kathleen Revis
Sarah Leen Mary Ellen Mark
Lynn Johnson Beverly Joubert
Alexandra Boulat Lynn Abercrombie
Dickey Chapelle Darlene Murawski

 





De 7 de fevereiro a 17 de março, 2º a 6º feira 8h às 22h sabado, domingo e feriados,13h às 21h.