EXPOSIÇÃO “REVELAÇÕES – CAMERALESS” REÚNE IMAGENS DO ARTISTA DANTE VELLONI

O Museu de Arte Brasileira (MAB) da FAAP Ribeirão Preto apresenta, a partir de 11 de abril, a mostra “Revelações – cameraless”, que traz obras do artista plástico Dante Velloni.

A exposição reúne 45 imagens fotográficas – divididas em três núcleos temáticos - captadas por meio de instrumentos como raio X, scanner e superfícies fotossensíveis.

As obras do primeiro núcleo “Fantasia e Êxtase” abordam a sedução e as consequências da entrega do seduzido. Dante Velloni teve como base a escultura “Êxtase de Santa Teresa”, de G.L. Bernini. No segundo núcleo, “Em Passeio de Archimboldo pela Praia”, o artista faz composições alegóricas supondo que o pintor renascentista Archimboldo compusesse suas imagens com resíduos que se encontram nas praias. Há ainda o núcleo “Flores do Mal”. Nesta série, o artista encontra referências nos poemas de Charles Baudelaire.

Velloni desenvolveu essas temáticas por meio da reprodução impressa com pigmento mineral sobre papel 100% algodão, como uma gravura - numerada, assinada e chancelada.


Sobre Dante Velloni
Além de artista plástico, Dante Velloni é professor universitário. Já expos suas obras em diversos espaços, como o Museu de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto (SP), Embaixada do Brasil em Roma, Museu Universitário de Arte Contemporânea de Uberlândia (MG), Casa de Cultura de Ribeirão Preto, Galeria d’Arte Cardano, na Itália, entre outros. É formado em Artes Plásticas, com mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas.