Exposição "Flávio de Carvalho na Coleção MAB-FAAP"

Após o grande sucesso da exposição “Flávio de Carvalho na Coleção MAB-FAAP”, realizada em 2013, o Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP) volta a apresentar os trabalhos do artista, falecido há 40 anos.

A mostra, que conta com a curadoria de José Luis Hernández Alfonso, reúne 103 obras, sendo 32 originais, entre pinturas, aquarelas e nanquins. Além disso, apresenta uma maquete da Fazenda Capuava, em Valinhos, local onde Flávio de Carvalho morava e que foi projetada por ele - e reproduções de máscaras criadas para o espetáculo teatral “O Bailado do Deus Morto”.

O visitante poderá conferir também fotografias que retratam o artista, seus parceiros e intelectuais da época e seus projetos arquitetônicos, bem como uma reprodução de parte do traje desenhado por Flávio de Carvalho e denominado “New Look”, que chocou a população na época em que foi criado.

Formado em Engenharia, Flávio de Carvalho executou projetos audaciosos e inovadores para a época, que foram considerados pioneiros da arquitetura modernista brasileira. Como artista plástico, suas obras mostram uma tendência expressionista, revelada principalmente em seu tema favorito: o retrato.

Suas obras revelam um período de buscas, experiências, exercícios e consolidação das artes e cultura brasileiras no século XX, e que ainda hoje inspiram as novas gerações de artistas.

O MAB-FAAP é a instituição cultural que concentra a maior coleção de obras de autoria de Flávio de Carvalho.