O Museu de Arte Brasileira (MAB-Centro), localizado no Edifício Lutetia, de propriedade da FAAP, apresenta, a partir de 27 de abril, a exposição Equivocábulos.

A mostra reúne obras, entre pinturas, fotografias, objetos, desenho e projeção de vídeo, de onze artistas bacharelados em Artes Plásticas, pela Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, em 2012. São eles: Alessandra Falbo, Clara Alves, Cristiana Bei, Daniel de Paula, Deborah Santiago Guimarães, Estela Miazzi, Gabriel Torggler Silva, Janaina Wagner, Julia Armentano, Marcus Vinicius e Serena Labate.

Com trabalhos especialmente criados para o espaço expositivo, eles exibem a bagagem adquirida ao longo dos anos de estudo e desenvolvimento, marcando assimo começo de suas trajetórias profissionais no circuito artístico.

A criação desses artistas apresenta sistemáticas próprias de pesquisa, em conformidade com a elaboração de caminhos particulares de desenvolvimento percorridos por cada um deles, e representa o cruzamento e a fusão de mídias, assim como a investigação e o uso de conteúdos de diversas áreas do conhecimento.

Com curadoria do professor Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP, a exposição é fruto do trabalho desenvolvido na Faculdade de Artes Plásticas e realizado a partir das reflexões originadas no processo de finalização e avaliação final do curso. Além de apresentar a produção desses artistas ao público, a mostra tem como um de seus objetivos dar a eles a oportunidade de experimentar cada uma das etapas de desenvolvimento desse tipo de atividade.

Os alunos passaram por todas as fases necessárias que antecedem a exposição, tais como: conhecimento do espaço físico expositivo, escolha das obras, elaboração de um projeto museográfico, produção para viabilizar a instalação da obra dentro do espaço expositivo, além de todas as outras etapas necessárias para tornar concreto um projeto de exposição.

Em paralelo à abertura da mostra, no dia 27 de abril, acontecerá o Open Studio, evento em que os interessados terão a oportunidade de conhecer tanto os artistas residentes da Residência Artística FAAP, mantida pela FAAP no Edifício Lutetia, quanto os projetos que estão desenvolvendo na capital paulista, as técnicas utilizadas por eles e suas percepções sobre a cidade.

Artistas residentes: Mattia Denisse (França/ Portugal), Zoè Gruni (Itália/ Brasil), Ana de la Cueva (México/ EUA), Natasha Mendonça (Índia), Ernesto Klar (Venezuela/ EUA), Biel Carpenter (Brasil), Guillaume Pazat (França/ Portugal) e seu assistente Martim Ramos (Portugal) e Catarina Botelho (Portugal).

© FAAP - Todos os direitos reservados
MAB-Centro
Edifício Lutetia - Pça do Patriarca, 78 - Sé
(11) 3101-1776 - mabcentro@fap.br