ANUAL DE ARTE CHEGA À 44ª EDIÇÃO


>> Encontro com artistas convidados e lançamento do catálogo da 44ª. Anual de Arte

O Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta, a partir de 13 de novembro, a 44ª edição da Anual de Arte, exposição de artes visuais dos alunos da FAAP, considerada referência na área artística.

Criada e organizada anualmente pela FAAP desde 1964, a mostra é o resultado da produção visual dos integrantes de seus cursos e é percebida como uma das mais tradicionais e duradouras dentre as exposições de arte contemporânea da cidade de São Paulo.

A 44ª Anual de Arte da FAAP reúne um conjunto de 37 obras, produzidas através de diversos suportes, técnicas e meios, por 29 alunos, possibilitando um olhar panorâmico sobre a experiência das práticas artísticas contemporâneas desenvolvidas pelo corpo discente da Fundação, particularmente aquelas vinculadas às pesquisas de natureza visual.

Por seu longo tempo de existência e presença no circuito artístico da cidade, o perfil que a mostra apresenta hoje é uma proposta de se direcionar especificamente para a seleção, apresentação e articulação de um conjunto de manifestações na área de artes visuais – apontando o que pode ser visto como potencial e como possibilidades dessa produção visual. Outra característica fundamental e inerente à Anual é sua forma ampla de participação, traduzida pelo processo de inscrição e seleção oferecido, de forma aberta a toda a comunidade faapiana, o que afirma, uma vez mais, seu projeto de fomento e suporte às atividades de natureza criativa, artísticas e culturais.

Em sua 44ª edição, a Anual de Arte, mais uma vez, pode ser apresentada como uma atividade que privilegia a inovação e o potencial criador, integrando o projeto institucional da Fundação, que, de forma coerente com seus objetivos e ideais, atua incentivando e apoiando a produção artística e cultural, mas também, e principalmente, no sentido da valorização das atividades da Faculdade de Artes Plásticas, ao oferecer condições e suporte para a visibilidade externa da produção contemporânea, objeto de investigação e formação profissional, fundamental no âmbito da Faculdade. O apoio implica, assim, na reafirmação da relevância do trabalho de seu quadro docente e discente e na crença no papel e no potencial da arte como agente vital no processo de reflexão e transformação no mundo contemporâneo.

A exposição reúne as propostas destacadas pela Comissão de Seleção constituída por profissionais atuantes nas distintas áreas da produção e prática artística – artistas, pesquisadores, críticos, curadores, historiadores e docentes da Faculdade de Artes Plásticas – que, ao selecionarem os alunos e seus trabalhos, articularam uma possível compreensão do conjunto da produção apresentada para esse processo.

Haverá ainda uma Comissão de Premiação que escolherá sete dentre os melhores trabalhos apresentados neste ano para atribuir-lhes prêmios. Os critérios de seleção, segundo o professor Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP, devem privilegiar as possibilidades de experimentação dos meios, a pesquisa de linguagem com propostas de qualidade e a coerência com os referenciais da contemporaneidade. Os escolhidos serão contemplados com bolsas de estudos de 90%, 75% e 60%.

Cité des Arts

Em paralelo à 44ª Anual de Arte da FAAP, serão apresentados os trabalhos dos artistas Henrique César e Thiago Honório, ambos oriundos do Programa de  Residência Artística proporcionado pela FAAP, na Cité des Arts, em Paris. Nesta edição, os artistas apresentam referências e materiais de seus processos, resultados de suas pesquisas e o desenvolvimento de trabalhos realizados durante o período em que participaram da Residência.

Mantido pela FAAP desde 1997, na Cité des Arts, o Programa é o resultado de um acordo firmado entre as duas fundações e, com quinze anos de existência, continua a oferecer as condições de espaço privilegiado para criação, trabalho e residência temporária para artistas, em busca de condições de tempo e espaço diferenciados para sua criação.

O Programa também é o único mantido por uma instituição educacional brasileira que garantirá, por cinquenta anos, a presença de artistas brasileiros na experiência de “estar em residência” naquela capital europeia. Vale conferir.

 

44ª Anual de Arte da FAAP

O funcionamento do MAB-FAAP será mantido durante os meses de dezembro e janeiro, fechando apenas nos dias 25/12/12, 01/01/13 e às segundas-feiras, como de costume. O público pode visitar as exposições de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, ou aos sábados e domingos, das 13h às 17h, com entrada franca.

Data: de 13 de novembro de 2012 a 10 de fevereiro de 2013

Local: Museu de Arte Brasileira – Salão Cultural FAAP

Horários: terças a sextas-feiras – das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados – das 13h às 17h
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis | São Paulo/SP

Informações: 11 3662-7198

Artistas convidados (participantes do Programa de Residência Artística da FAAP na Cité des Arts, Paris): Henrique César e Thiago Honório

13/11/2012 - Encontro com a Comissão de Premiação
23/11/2012 Encontro com a Comissão de Seleção
06/02/2013 Encontro com os artistas convidados Thiago Honório e Henrique César.

Horário: 12h30
Local: Salão Cultural da FAAP - Prédio 1