O Fórum FAAP de Desenvolvimento é uma simulação da Conferência das Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). Durante três dias, alunos do Ensino Médio de Ribeirão Preto e região, representaram diplomatas na Conferência sobre os Objetivos do Milênio dentro de Grupos de Trabalho que tratam de temas específicos.


Utilizando a metodologia dos modelos de simulação, cuja eficácia foi amplamente comprovada nas três primeiras edições do Fórum FAAP de Discussão Estudantil, levadas a cabo em São Paulo nos anos de 2005, 2006 e 2007, foi realizado no campus da FAAP de Ribeirão Preto o Fórum FAAP de Desenvolvimento no ano de 2007, que proporcionou aos estudantes de ensino médio da cidade e região a oportunidade de debaterem os ODMs, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, tendo como prazo limite para serem atingidos o ano de 2015. Desde então o evento ocorre anualmente durante o segundo semestre letivo.


A Declaração do Milênio foi aprovada pelas Nações Unidas em setembro de 2000. O Brasil, em conjunto com 191 países-membros da ONU, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do Planeta.


Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são um conjunto de 8 macro-objetivos, a serem atingidos pelos países até o ano de 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade.


1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome
2 - Atingir o ensino básico universal
3 - Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde materna
6 - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7 - Garantir a sustentabilidade ambiental
8 - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento


Os debates da primeira edição foram em torno das oito metas e então cada Grupo de Trabalho se incumbiu de debater duas das metas. Já em 2008 o tema central foi o Objetivo 1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome, em 2009 seguimos então para o debate do Objetivo 2 - Atingir o ensino básico universal e o tema central da conferência em 2010 foi o Objetivo 3 - Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres. Estes temas são sempre subdivididos em tópicos para quatro Grupos de Trabalhos distintos anualmente. E à fim de seguirmos essa lógica, este ano teremos com tema central o Objetivo 4 -  Reduzir a mortalidade infantil.


A simulação possibilita o debate de problemas globais, visando ao verdadeiro exercício de negociação na busca de tomadas de decisões e elaboração de propostas concretas para solução destas questões.

 

Veja as outras Edições:

- I Fórum FAAP
- II Fórum FAAP
- III Fórum FAAP
- IV Fórum FAAP
- V Fórum FAAP




© Fundação Armando Alvares Penteado 2011 - Todos os direitos reservados