Faltam -74 dias

Conheça nossa história

Os modelos de simulação de Organizações Internacionais começaram na década de 1920, quando alunos de universidades estadunidenses começaram a representar e discutir as pautas da Liga das Nações. Com a criação da Nações Unidas em 1945 e o surgimento de um complexo e diverso Sistema de organizações que traziam uma nova visão para as atividades diplomáticas, novas simulações foram surgindo no nível do ensino superior das universidades dos Estados Unidos.

A multidisciplinaridade e a potencialidade de desenvolvimento de múltiplos conceitos interpessoais fizeram com que essa atividade tivesse um boom de surgimento de modelos – no nível superior e de Ensino Médio – em meados da década de 1990.

Em 2004, depois de serem delegados em um modelo de simulação, os alunos da graduação de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado propuseram junto a Diretoria da Faculdade que fosse desenvolvido um projeto semelhante voltado para os secundaristas da cidade. Meses depois seria realizado o I Fórum FAAP de Discussão Estudantil.

Com 34 colégios e 253 delegados, foram entre os dias 26 e 29 de maio de 2005 que os primeiros alunos vieram encarar o papel de diplomatas e discutir em 7 comitês naquela primeira edição. O sucesso do projeto foi tão grande e a parceria com os colégios se mostrou tão positivo, que ano seguinte 362 delegados foram convidados a participar de 8 comitês diferentes e dai em diante o evento não parou de crescer.

Completando uma década de existência em 2015, o Fórum nunca parou de se reinventar, trazendo novos comitês como o Comitê de Inteligência do Senado Estadunidense, o Gabinete Russo, a Assembleia Geral e, em 2016, a primeiro comitê histórico na segunda edição da Assembleia Geral.

Esse projeto sempre contou com a presença de ilustres convidados que acompanharam o engajamento dos alunos e passavam algumas ideias baseadas em suas experiências no segmento por meio de Palestras nas Cerimônias de Abertura, tais como ex-subsecretário geral das Nações Unidas, Gilberto Schlitter, o ex-governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo, o ex-vice-prefeito Guilherme Afif, o ex-prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, a cônsul geral do Canadá no Brasil, Abina Dann, o embaixador José Vicente de Sá Pimentel, o ex-Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Rodrigo Tavares, entre outros.

Organizado por alunos para alunos, o Fórum FAAP espera receber todos os “futuros diplomatas” que, inseridos nesse ambiente cuidadosamente preparado para dar a melhor experiência possível, vão estar encarregados de discutirem propostas para os principais problemas presentes na Agenda Internacional.

Contamos com a participação de todos vocês!