Fórum FAAP

XVII Edição do Fórum FAAP
26 à 28 de Maio de 2020

Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo, Brasil
(11) 3662-7262

COMITÊS

AGNU

Revisão das Regras de Nelson Mandela

A Assembleia Geral da ONU é o principal órgão deliberativo da ONU. É neste órgão que todos os Estados-Membros da Organização (193 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta. Na Assembleia Geral, todos os países têm direito a um voto, ou seja, existe total igualdade entre todos seus membros. Entretanto, as resoluções, votadas e aprovadas, da Assembleia Geral funcionam como recomendações e não são obrigatórias.

Os principais assuntos em pauta dentro desta organização são paz e segurança, aprovação de novos membros, questões de orçamento, desarmamento, cooperação internacional em todas as áreas, direitos humanos, etc.

O tema em pauta neste comitê no XVII Fórum FAAP é “A Revisão das Regras de Nelson Mandela”, em que serão discutidos os parâmetros internacionais no que tange ao tratamento de prisioneiros. Em 2015 foi adotado pela Assembleia Geral o Guia de Mandela, focado na gestão penitenciária e no tratamento de prisioneiros. Este programa, por exemplo, tem o objetivo de impulsionar reformas em prisões, baseadas em avaliações dirigidas pelo Guia de Mandela. Assim, caberá ao comitê levantar dados sobre as penitenciárias, avaliar suas situações, debater os maiores problemas e tabus a respeito e então elaborar uma resolução com diretrizes para os mecanismos de inspeção para esse problema de nível global.

CCOM

O CCOM representa o comitê da imprensa dentro do Fórum FAAP. Ele representa a opinião pública e cumpre a função de acompanhar as discussões, resoluções e outros acontecimentos do evento, com o objetivo de informar os participantes do evento sobre o que está acontecendo dentro de cada um dos comitês. Trata-se de uma maneira de os delegados desenvolverem habilidades jornalísticas distintas das requisitadas pelos participantes dos debates como redação, contar histórias multimídia e interdisciplinaridade.

CIJ

A influência do hackerativismo da Rússia nas eleições dos EUA

A Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia (Holanda), é o principal órgão judiciário das Nações Unidas. Todos os países que fazem parte do Estatuto da Corte, que é parte da Carta das Nações Unidas, podem recorrer a ela. Somente países, nunca indivíduos, podem pedir pareceres à Corte Internacional de Justiça. Compõe-se de quinze juízes chamados “membros” da Corte, que são eleitos pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança em escrutínios separados.

O tema deste comitê no XVII Fórum FAAP é “A influência do hackerativismo da Rússia nas eleições dos EUA” , dessa forma será debatido discussões produtivas acerca do tema, não somente no que tange aos países envolvidos e o crime cometido, mas aos demais que também estão expostos à ameaça do hackeartivismo nas eleições. Tema atual e relevante considerando a reverberação que obteve após a eleição de Trump e o atual cenário da possível reeleição do mesmo.

COP26

Pauta do COP 26

A COP é o órgão supremo de tomada de decisão da Convenção. Todos os Estados que são Partes da Convenção estão representados na COP, na qual revisam a implementação da Convenção e quaisquer outros instrumentos legais que a COP adota e tomam as decisões necessárias para promover a implementação efetiva da Convenção, incluindo acordos institucionais e administrativos. A COP se reúne todos os anos, a menos que as Partes decidam o contrário e a Presidência da COP alterna entre as cinco regiões reconhecidas da ONU (África, Ásia, América Latina e Caribe, Europa Central e Oriental e Europa Ocidental e outras), há uma tendência para o local da COP também mudar entre esses grupos.

A Pauta da COP envolve a avaliação dos efeitos das medidas adotadas pelas Partes e o progresso alcançado na consecução do objetivo final da Convenção.

CSNU

Crise do Congo de 1961

O Conselho de Segurança é o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais. Ele é formado por 15 membros: cinco permanentes, que possuem o direito a veto (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China), e dez membros não-permanentes, eleitos pela Assembleia Geral por dois anos. Este é o único órgão da ONU que tem poder decisório, isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho.

As principais funções deste órgão é manter a paz e segurança internacional, determinar a criação, continuação e encerramento de Missões de Paz, investigar situações que possam vir a se tornar um conflito internacional, recomendar métodos de diálogo entre países, elaborar planos de regulamentação de armamentos, solicitar a aplicação de sanções econômicas e outras medidas para impedir agressões, etc.

No XVII Fórum FAAP, o CSNU será um comitê histórico que debaterá resoluções para a Crise do Congo de 1961. Neste contexto, a situação no país é de elevada instabilidade em função de conflitos tribais, da busca pela independência da Bélgica e do movimento separatista na província de Katanga. Também é preciso levar em consideração recente morte do primeiro ministro Patrice Lumumba, que empurrou o país em direção a uma instabilidade política ainda maior, pois criou um vácuo de poder. A tarefa dos delegados é debater o tema do comitê e chegar a uma resolução que seja empática e humana.

FAO

The excessive use of pesticides: their health and export implications

The Food and Agriculture Organization (FAO) is a specialized agency of the United Nations that leads international efforts to defeat hunger. Their objective is to achieve food security for all and make sure that people have regular access to enough high-quality food to lead active, healthy lives. With over 194 member states, FAO works in over 130 countries worldwide to achieve a world without hunger, malnutrition and poverty and do so in a sustainable manner, contributing to the implementation of the 2030 Agenda for Sustainable Development.

The XVII Forum FAAP theme for this committee it’s “The excessive use of pesticides: their health and export implications”, based on the current decisions made by governments to libertate pesticide use. The main goal of this years committee is to analyse and debate the implications on the extensive and long term use of these chemicals, ensuring the food security and health for the future generations.

FIFA

Diversidade e combate à intolerância no mundo esportivo.

A palavra FIFA é uma sigla para a entidade que regula o futebol hoje e quer dizer Fédération Internationale de Football Association ou Federação Internacional do Futebol. Com mais de 100 anos de história é a segunda organização internacional com mais participantes do mundo, contando atualmente com 211 federações de futebol, não só continentais, mas também nacionais e regionais. A entidade ainda é responsável pela organização dos principais torneios mundiais de futebol, como a Copa do Mundo Fifa e muitos outros.

No XVII Fórum FAAP, este comitê tratará sobre “Diversidade e combate à intolerância no mundo esportivo”. Como a maior instituição internacional esportiva, a FIFA tem como objetivo contemplar as diversidades religiosas, étnicas, raciais, sociais e culturais das nações participantes na medida em que os desígnios e as conquistas são compartilhados por todos. Portanto, busca-se promover o combate à discriminação de qualquer tipo e a proteção aos direitos humanos.

FMI

Guerra comercial entre EUA e China

O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma agência especializada das Nações Unidas que foi concebida na conferência de Bretton Woods, New Hampshire, Estados Unidos, em julho de 1944. O FMI trabalha para promover a cooperação monetária global, garantir a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover o alto nível de emprego e o crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza em todo o mundo. A missão do FMI é realizada através do monitoramento do sistema monetário internacional, empréstimos aos países-membros e capacitação dos mesmos.

O tema a ser tratado por este comitê no XVII Fórum FAAP é a guerra comercial entre Estados Unidos da América  e a República Popular da China. O objetivo é debater sobre como a desaceleração do crescimento do comércio mundial e a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos continuam sendo os maiores riscos para a expansão econômica global e sobre como uma intensificação das tensões comerciais poderia afetar outras economias altamente dependentes da demanda e do financiamento externo.

G-EUA - Comitê Histórico

Atentado do 11 de setembro

O Gabinete dos Estados Unidos, designado também como Gabinete do Presidente ou simplesmente Gabinete, é composto pelos funcionários mais graduados indicados pelo ramo executivo do governo federal dos Estados Unidos. Sua existência data do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, que indicou um gabinete de quatro pessoas (o secretário de Estado Thomas Jefferson, o secretário do Tesouro Alexander Hamilton, o secretário da Guerra Henry Knox e o procurador-geral Edmund Randolph) para auxiliá-lo e dar conselhos durante o exercício de suas funções.

Os funcionários do gabinete são indicados pelo presidente e apresentados ao Senado dos Estados Unidos para serem confirmados ou rejeitados através de uma maioria simples. Se aprovados, são juramentados e iniciam seus trabalhos. Além do procurador-geral e, anteriormente, do administrador-geral dos Correios, todos recebem o título de Secretário.

No contexto histórico do atentado de 11 de setembro, os delegados devem considerar em seu debate que os Estados Unidos da América acabam de sofrer um ataque sem precedentes, o maior da história em solo americano. Milhares de inocentes acabam de perderam suas vidas em um ataque ofensivo que ficará gravado para sempre na memória da população. O povo americano urge por uma resposta deste Gabinete aos ataques terroristas perpetrados contra o World Trade Center e o Pentágono, respectivamente o coração financeiro e centro militar do país.

ILO

Revision of the media professionals risk status and its impacts in press freedom

The only tripartite U.N. agency, since 1919 the ILO brings together governments, employers and workers of 187 member States, to set labour standards, develop policies and devise programmes promoting decent work for all women and men. The ILO was founded in 1919, in the wake of a destructive war, to pursue a vision based on the premise that universal, lasting peace can be established only if it is based on social justice.

The unique tripartite structure of the ILO gives an equal voice to workers, employers and governments to ensure that the views of the social partners are closely reflected in labour standards and in shaping policies and programmes. The main aims of the ILO are to promote rights at work, encourage decent employment opportunities, enhance social protection and strengthen dialogue on work-related issues.

The theme of this committee it’s the revision of the media professionals rick status and its impacts in press freedom, given the current technological state of the media.

MERCOSUR

UE-MERCOSUR

La actuación activa del MERCOSUR se ha observado en la elaboración de múltiples acuerdos con países o grupos de países, incluso con los llamados Estados Asociados que participan en actividades y reuniones del bloque y cuentan con preferencias comerciales con los Estados Partes. De este modo, el acuerdo entre MERCOSUR y la Unión Europea (UE) busca la creación de un mercado de bienes y servicios de 800 millones de consumidores y casi una cuarta parte del PBI mundial. En esa perspectiva, la culminación de más de veinte años de negociaciones se dio el 28 de junio de 2019 en Bruselas con la firma de un Acuerdo de Asociación Estratégica entre los dos bloques, ese establece como su principal objetivo la liberalización de un mercado multimillonario que hasta entonces era caracterizado por altos aranceles.

Nuestro debate abordará las medidas previstas para la adaptación de los Estados Partes y Asociados a la nueva coyuntura dibujada por este Acuerdo. El tema involucra preguntas más profundas y técnicas sobre las diversas actividades desarrolladas por tales países, sus actuaciones en los ámbitos interno y regional, así como su inserción en el comercio internacional.

OMC

Comércio eletrônico e regulamentações

A OMC sucedeu ao GATT na regulação do comércio mundial, tendo sido o principal resultado da Rodada Uruguai. Ainda que ela não seja imune às pressões advindas dos principais atores internacionais, sua existência é de vital importância para países como o Brasil que dependem de um sistema de normas para defender seus interesses. Os países em desenvolvimento são hoje a grande maioria dos Membros desta Organização e só cabe a eles fazer valer os seus interesses, já que as decisões na OMC são tomadas por consenso. Para a vigilância do cumprimento das normas contidas nos vários acordos que regem o sistema multilateral de comércio, a OMC conta com um poderoso instrumento que é o Entendimento para Solução de Controvérsias.

O tema escolhido para a OMC no XVII Fórum FAAP é o comércio eletrônico e regulamentações. Espera-se que, através deste tema, sejam abordadas diversas problemáticas relacionadas a produtos online, entregas, pagamentos, marketing, normas e regras que regem esse tipo de mercado.

OMPI

Os desafios da pirataria na propriedade intelectual

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) é uma das 16 agências especializadas da ONU, criada em 1967, com sede em Genebra. A agência se dedica à constante atualização e proposição de padrões internacionais de proteção às criações intelectuais em âmbito mundial. A agência tem como funções: estimular a proteção da Propriedade Intelectual em todo o mundo mediante a cooperação entre os Estados; estabelecer e estimular medidas apropriadas para promover a atividade intelectual criadora e facilitar a transmissão de tecnologia relativa à propriedade industrial para os países em desenvolvimento, com o objetivo de acelerar os desenvolvimentos econômicos, sociais e culturais; e incentivar a negociação de novos tratados internacionais e a modernização das legislações nacionais.

O tema a ser tratado pela OMPI no XVII Fórum FAAP é sobre os desafios da pirataria na propriedade intelectual. Sobre o debate do tema, é esperado progredir na proteção à propriedade intelectual, no que tange os direitos de cada um sobre seu trabalho, na expectativa de se promover maior justiça. Além disso, deve-se atentar a segurança de todos de todos envolvidos no processo, evitando possíveis danos morais e/ou relacionados a saúde.

OPAS

Saúde mental

A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. A Organização exerce um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio da transferência de tecnologia e da difusão do conhecimento acumulado por meio de experiências produzidas nos Países-Membros, um trabalho de cooperação internacional promovido por técnicos e cientistas vinculados à OPAS, especializados em epidemiologia, saúde e ambiente, recursos humanos, comunicação, serviços, controle de zoonoses, medicamentos e promoção da saúde. Todo esse esforço é direcionado para alcançar metas comuns, como iniciativas sanitárias multilaterais, traçadas pelos governos que fazem parte da OPAS, sempre com uma atenção especial aos grupos mais vulneráveis: mães e crianças, trabalhadores, idosos, pobres, refugiados e desabrigados.

Nesta edição do XVII Fórum FAAP, a OPAS terá como tema a saúde mental, sendo esta temática algo muito atual, presente na mídia e no cotidiano das pessoas e que, se não for devidamente debatido, pode trazer problemas futuros. Portanto, espera-se que os delegados desenvolvam uma discussão densa e comedida sobre o assunto, a fim de criar medidas racionais para lidar com esta questão.

PENU

Colonização de Marte

O Programa Espacial das Nações Unidas é um comitê fictício criado para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de introduzir estes alunos às simulações, fazendo isso através de um tema mais leve e descontraído. Apesar de fictício e distópico, o tema será tratado com muita seriedade e verossimilhança, dado o atual contexto de escassez de recursos naturais e a degradação crescente da possibilidade de vida na Terra, que está se esgotando, devido à irresponsabilidade do homem. Trata-se de um sistema cultural e econômico expansionista e desproporcional, no qual a solução mais cabível se torna a colonização de Marte, e aos ilustríssimos delegados cabe a função de viabilizar esse projeto com urgência.

Nesse primeiro contato com as formalidades do padrão ONU de simulação, serão preconizados os procedimentos do debate e a articulação da argumentação.

PNUD

Desenvolvimento socioeconômico na região do Sahel

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a agência líder da rede global de desenvolvimento da ONU e trabalha principalmente pelo combate à pobreza e pelo Desenvolvimento Humano. O PNUD está presente em 166 países do mundo, colaborando com governos, a iniciativa privada e com a sociedade civil para ajudar as pessoas a construírem uma vida mais digna. Em todas as suas atividades, o PNUD encoraja a proteção dos direitos humanos e a igualdade de gênero e raça. Desde 2000, o programa fomenta também o comprometimento e a discussão em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

No XVII Fórum FAAP, tema a ser discutido é o desenvolvimento socioeconômico na região do Sahel, tema que é de extrema relevância, pois os problemas no Sahel perduram por muito tempo, e nas raras vezes que há mobilização para apoiar a região, ela é ineficaz. Espera-se que os delegados desenvolvam o assunto de forma comedida e competente visando uma conclusão vantajosa para todos os lados.

UN-Habitat

Desenvolvimento de cidades sustentáveis em zonas urbanas superpopulosas

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estabeleceu-se em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, a organização é a Agência da ONU ponto focal para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos. Sua missão é trabalhar em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável com o objetivo de proporcionar moradia adequada para todas e todos. Este órgão trabalha com todos os temas relacionados à vida nas cidades e com todos os tipos de atores, como governos (federal, estadual e municipal), universidades, ONGs e demais instituições do terceiro setor, setor privado e etc.

O tema proposto para discussão neste comitê será sobre o desenvolvimento de cidades sustentáveis em zonas urbanas superpopulosas. A discussão do tema proposto pelo comitê é de extrema importância, levando em conta os impactos sociais, econômicos e ambientais e os possíveis planos de ação a curto e longo prazo.

UNESCO

O acesso à água e a situação das águas subterrâneas

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foi criada em 16 de novembro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros, hoje são 193 países, na busca de soluções para os problemas que desafiam nossas sociedades. É a agência das Nações Unidas que atua nas seguintes áreas de mandato: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação.

Nesta edição do XVII Fórum FAAP o tema tratado na UNESCO será sobre o acesso à água e a situação das águas subterrâneas. Dessa forma, serão discutidas questões de abastecimento público, poluição e contaminação, escassez, condições de armazenamento, circulação e qualidade de água, etc.