Faltam -17 dias

UNODC

Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime

A questão do Narcotráfico: Análise, Prevenção e Protocolo

Queridos delegados,

A questão do narcotráfico possui uma forte repercussão na mídia nacional e internacional nos dias de hoje, principalmente quando se trata de países da América do Sul. Nesse aspecto, a Colômbia costuma ser a mais destacada por conta das Forças Armadas Colombianas. Uma análise mais aprimorada nos permite averiguar que o problema é muito mais profundo do que se tem noticiado.

Países de outras partes da América e do mundo também contribuem para esse cenário desestruturado. E sociedades fortemente consumidoras são determinantes para que o processo continue. A citar: no México cerca de cem mil pessoas morreram na chamada guerra da droga enquanto mais de vinte mil ainda estavam desaparecidas até o mês de Abril deste ano. (Deutsche Welle, 2016)

O objetivo dos senhores delegados no XII Fórum FAAP será formular medidas que procurem reduzir o tráfico de drogas em si, a partir do processo de cooperação internacional, assim como as repercussões sociais do mesmo (vício, desestruturação de famílias, criminalidade, dentre outros), com o apoio do Guia que lhes foi concebido.

Obrigada, pela atenção e comprometimento. Desejamos a vocês um ótimo debate!