Faltam -17 dias

União Africana

Sahel: ações para revitalizar a região

Queridos delegados,

Marcada pela violência e pela fome, a região é uma das mais complexas e sensíveis partes da África subsaariana. Seus problemas vão do terrorismo ligado a Al-Qeada até a crescente crise de refugiados. Além disso, os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) estão na região.

Compreende-se que a região se encontra fortemente abandonada pelos próprios governos, causando a degradação humanitária, com revoltas armadas do grupo Al-Qeada do Magrebe Islâmico (AQMI), que age principalmente no norte de Mali. Suas ações reforçam a repressão e, com isso, surge a importância de avaliar a estabilidade da região, promovendo medidas contra o terrorismo. Sabe-se que a AQMI tem conseguido enfrentar e resistir às forças governamentais, surgindo a necessidade de realizar ajustes na segurança a fim de prevenir ataques devido às consequências da seca que afetam a região.

Em vista disso, quais seriam as melhores medidas que podem ser promovidas pela União Africana para resolver os problemas regionais? Como o terrorismo, associações políticas e culturais afetam nesse problema? As intervenções realizadas na região mostraram-se positivas para o controle do problema? Qual providência deve ser tomada em relação ao destino incerto dos refugiados?

A União Africana tem como objetivo discutir e encontrar ações para revitalizar a região, tendo como base a governança, segurança e desenvolvimento. No XIV Fórum FAAP de Discussão Estudantil, esperamos encontrar as respostas necessárias a partir de um debate construtivo e eficaz com a participação de todos os países presentes.

Sejam Bem-Vindos!