Objetivos

Preparar o aluno para identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de geração, transmissão, distribuição, automação, controle e gestão computacional em sistemas de energia elétrica.

Perfil do egresso

O Engenheiro Elétrico formado pela FEFAAP é um profissional da área de infraestrutura, com sólida formação técnico-científica, capacidade gerencial e visão global, capaz de encontrar soluções para os mais diversos desafios relacionados à eficiência energética.

Regime do curso

Curso presencial, nos períodos: diurno e noturno, duração de 10 semestres

Estrutura Curricular
Linhas de Pesquisa

Apresentação

O curso de Eng.Elétrica reúne professores, alunos, infraestrutura de laboratório e equipes de apoio relacionados às áreas de Sistemas de Energia Elétrica, Automação e Controle Industrial, Robótica e Computação. Todos os professores que compõe o corpo docente são Mestres ou Doutores, formados em instituições de renome no Brasil e no Exterior. Com uma equipe de profissionais altamente competentes, o curso de Engenharia Elétrica foi avaliado com conceito 4 pelo INEP/MEC, em uma escala de grau máximo 5, qualificando-o entre os melhores cursos de engenharia elétrica do país no âmbito das escolas particulares. Dispondo de laboratórios modernos, convênios com empresas líderes em seus setores de atuação, principalmente nas áreas de energia, automação industrial e sistemas de informação, bem como intercâmbios estudantis com universidades nos Estados Unidos e Europa, o curso de Eng. Elétrica da FEFAAP se posiciona como uma referência em termos de qualidade no ensino de Engenharia Elétrica no Brasil.

Competências e desafios

Do ponto de vista do meio ambiente e da sociedade, compete também ao engenheiro eletricista avaliar os resultados obtidos nestes sistemas, usando conhecimentos especializados, além dos métodos de análise e projeto da engenharia.

Nesse sentido, o curso de Engenharia Elétrica da FAAP busca formar Engenheiros Eletricistas com uma sólida formação técnico-científica, visão humanística e capacidade gerencial para atuar em setores industriais ligados a produção, controle e consumo de energia elétrica, projeto e planejamento de sistemas de energia, bem como demais setores que requeiram forte capacidade analítica como, por exemplo, finanças, seguros, bancos de investimento, etc.

Visão Estratégica

Neste início de século o setor de energia em geral e a Engenharia Elétrica em particular são elementos centrais para o desenvolvimento da economia brasileira. No setor de energia, a engenharia elétrica compreende as maiores e mais complexas máquinas já construídas pelo homem e os sistemas elétricos de potência associados requerem precisão e refinamento para seu desenvolvimento e operação segura. Os desafios enfrentados pelo Brasil no passado nesta área deverão continuar presentes, seja pela maior confiabilidade exigida tanto de fornecedores quanto de consumidores de energia elétrica, seja pelo simples aumento da demanda tanto no setor doméstico quanto no setor industrial. Estes desafios requerem investimentos maciços em pesquisa e desenvolvimento de modo a melhorar a qualidade tanto do fornecimento quanto do consumo de energia elétrica. Neste contexto as oportunidades que se abrem para os engenheiros eletricistas em geral são amplas, variadas e de grande grau de sucesso.

Mercado de Trabalho

O Engenheiro Elétrico formado pela FEFAAP poderá atuar em grandes empresas do setor de energia tais como companhias de petróleo e gás, concessionárias de energia elétrica, órgãos governamentais, bem como empresas do setor industrial e de serviços.

Áreas de Atuação

Os profissionais de Eng. Elétrica com ênfase Energia, formados pela FEFAAP poderão atuar:

- Na elaboração de projetos e estudos de sistemas de potência para órgãos governamentais, empresas estatais e do setor privado em geral.

- No desenvolvimento e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos, tais como geradores, transformadores, motores, subestações, equipamentos eletrônicos de controle, sistemas de cogeração, bem como no desenvolvimento de softwares associados.

- No projeto, gestão e operação de sistemas de potência de grande, médio e pequeno porte garantindo sua proteção, estabilidade, qualidade de fornecimento e consumo de energia.

- No projeto, operação e manutenção de linhas de transmissão, sistemas de medição e controle industrial, sistemas digitais, sistemas de controle digital, processamento de sinal e softwares associados.

- Na condução de equipes responsáveis pelo projeto, construção, montagem, operação e manutenção de instalações industriais, comerciais e residenciais.

- Na gestão de empresas públicas e privadas de grande, pequeno e médio porte, nas áreas industrial, comercial e financeira.

Parcerias