Monografia 

Atividade de Projeto Experimental

Termo de Compromisso

1 - A atividade relativa ao Projeto Experimental divide-se em três semestres, da seguinte maneira: 1°. Semestre - elaboração de projeto em que devem constar Tema, Justificativa, Objetivos, Metodologia, Bibliografia, Ensaio de revisão bibliográfica, Plano preliminar de trabalho; 2°. semestre e 3°. semestre - após a negociação da orientação, em função do projeto, os alunos desenvolverão seus trabalhos sob a orientação de um Professor Orientador até sua conclusão, com a entrega de relatório final segundo os parâmetros estabelecidos no item seguinte. Os projetos deverão se enquadrar em duas perspectivas: Teóricos ou de Aplicação.

2 - Parâmetros para apresentação de Trabalhos (Teóricos ou de Aplicação) Teóricos: Monografia - 50 págs. Em espaço 1,5, com 77 toques, tipo "Times New Romain, tamanho 12, excluindo tabelas e quadros não utilizados em análises no texto, que comporão anexos, e incluindo bibliografia. Além disso, o trabalho deve apresentar uma folha de rosto com Título; Nome do Autor; Nome do Orientador; e Abstract com palavras-chaves. A apresentação dos trabalhos deverá seguir as normas de produção acadêmico-científicas em vigor.

De Aplicação: referindo-se a trabalhos de caráter prático deverão estar focados em processos de internacionalização de organizações de diversas naturezas, ou em processos de cooperação internacional, devendo seguir os mesmos parâmetros de apresentação de trabalhos teóricos. Os trabalhos de Aplicação deverão conter elementos concretos definidos pelos Professores responsáveis por Projeto Experimental II e III.

3 - Forma de realização da atividade:
- Com o Projeto concluído ao final do 1º semestre os alunos farão indicação de Professores Orientadores desejados, que será avaliada pelo Professor responsável pela disciplina Projeto Experimental II. Os Professores Orientadores desenvolverão trabalhos com, no máximo 2 (dois) alunos por semestre, o que implica um total de 4 (quatro) alunos por ano. A orientação se fará com a disponibilização pelo Professor Orientador de um horário semanal de atendimento ao aluno, preenchendo o total de 1 hora/aula em atendimento mensal por aluno.
- Os trabalhos estarão sujeitos a controle por meio de registros em listas de presença de professores e alunos emitidas pela Secretaria da Faculdade. Assim, também, a Secretaria se incumbirá de informar os professores e os alunos sobre as datas de entrega de relatórios parciais ou finais e outras questões pertinentes, conforme deliberação dos Professores responsáveis pelas disciplinas Projeto Experimental II e III.
- As notas de Projeto Experimental II serão atribuídas exclusivamente pelo Professor Orientador de acordo com sua avaliação do desenvolvimento do Projeto (baseada nos requisitos para avaliação e aprovação em Projeto Experimental II). A avaliação dos trabalhos finais (Projeto Experimental III), também baseada nos requisitos para avaliação e aprovação em Projeto Experimental III poderá, eventualmente, ser procedida por uma junta de 2 (dois) Professores, alocados por sua experiência e conhecimento sobre a área a que se refere o trabalho, implicando que os Professores poderão avaliar até quatro trabalhos por semestre.

Monografias em Relações Internacionais:

Topo