HOME
Faculdade de Economia
  • Processo Seletivo 2013
  • Apresentação
  • Organização
  • Estrutura Curricular
  • Portaria 40 do MEC
  • Área do Aluno
  • Ouvidoria


  • Ciências Econômicas
  • Relações Internacionais


  • Manual de estágio
  • Fórum de Executivos
  • IX Fórum FAAP
  • Fórum FAAP RP
  • Missões Estudantis
  • Revista
  • Instalações
  • Artigos
  • Organização

Alunos do Curso de Relações Internacionais participam do
VI Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional

Larissa Salama,
Aluna de RI da FAAP

Durante a semana do dia 12 de outubro aconteceu pela sexta vez o Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), este ano sediado pela Academia da Força Aérea em Pirassununga, São Paulo. Participaram quinze instituições de ensino civil e cinco militares, tendo um total de 250 participantes.

O congresso tem como objetivo fazer o intercâmbio de informações entre o meio militar e o civil, procurando debater assuntos como, defesa nacional, economia, política, entre outros.Além de fornecer a rica oportunidade de conviver durante uma semana no ambiente militar.

Participaram alunos das seguintes instituições de ensino: AFA, AMAN, CULM, EN, ESPMRS, FAAP, FACAMP, FIBR, IME, ITA, PUCMG, UCM, UCDB, UFSCar, UFF, UFRJ, UFJF, UFMS, UFRR, UNIEURO. É interessante notar a interação entre diversas faculdades de diferentes regiões do país, possuindo cada uma delas uma ênfase distinta. A delegação da FAAP foi composta pelos alunos Calebe Craveiro, Juliana Baeza, Larissa Salama, Rodrigo Santana e Tom Markun, além da professora Raquel Rocha.

Nomes como o do ministro da Defesa Nelson Jobim, o deputado Raul Jungmann, o secretário do Planejamento de Desenvolvimento Energético Altino Ventura, o capitão de Mar e Guerra Emilson Paiva de Faria, e outros, enriqueceram ainda mais os painéis. Logo no segundo dia de evento, o ministro discursou sobre Estratégia Nacional e Defesa, onde falou sobre as proposta e aéreas onde o governo pretende atuar para aumentar a defesa e a segurança da sociedade. Já o general do Exército Luís Carlos Gomes Mattos, falou sobre a importância da defesa da Amazônia e qual o papel do exército para que isso ocorra.

Durante o período da tarde, os participantes podiam escolher qual atividade esportiva preferiam, eram várias as opções como: voo-a-vela, corrida, paintball, escalada, futebol, passeio pela AFA e etc. Até a conhecida esquadrilha da fumaça fez uma apresentação especial para os participantes. Durante a noite, havia intensa atividade social, composta por jantares dançantes, jantares de gala, onde a interação entre os participantes e o alto comissariado das Forças Armadas se fez presente.

O sucesso do congresso mostra que a interação entre o meio civil e o militar, se faz cada vez mais necessária para o país, pois busca promover o intercâmbio de informações e discutir sobre o futuro político e social brasileiro.

Fotos

Ministro da Defesa Nelson Jobim e deputado Raul Jungmann.

Os cinco alunos de RI da FAAP no refeitório da AFA.

Rodrigo Santana, Tom Markun, Raquel Rocha, Larissa Salama e Juliana Baeza.