Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografia – é componente curricular obrigatório da formação em Direito, conforme o art. 10 da Resolução CNE/CES Nº 9, de 29 de setembro de 2004.

Trata-se de trabalho que é desenvolvido no 9º e 10º semestres, sob a orientação de um professor da área escolhida pelo aluno.

No 9º semestre, o aluno deve entregar o projeto de pesquisa do TCC, em formulário específico da Coordenadoria de Pesquisa e Trabalho de Curso.

No projeto de pesquisa devem constar: a identificação do aluno, a área do Direito na qual a pesquisa será realizada, o título da pesquisa, a justificativa, os objetivos, a metodologia e a bibliografia preliminar. Deve ainda constar do projeto a assinatura do professor orientador.

Iniciando a pesquisa, sob a orientação do professor, o aluno deverá entregar, ainda no 9º semestre, dois (2) relatórios, assinados pelo professor orientador, com data e prazo de entrega previamente agendados. Há formulário próprio a ser preenchido pelo aluno. Acompanha o formulário o texto do trabalho, até então, desenvolvido pelo aluno. O atraso na entrega de qualquer um dos relatórios acarreta a perda de 0,5 (meio) ponto, na nota final do TCC; a não entrega, acarreta a perda de 1,0 (um) ponto na nota final do TCC.

No 10º semestre, mais dois (2) relatórios deverão ser entregues, nas mesmas condições, até o depósito final do trabalho concluído.

A exigência da entrega de tais relatórios deve-se, inicialmente, à necessidade de o professor acompanhar o desenvolvimento da redação do trabalho, dando-lhe as diretrizes principais, e ainda, para que a Coordenadoria de Pesquisa e Trabalho de Curso possa certificar-se de que o aluno está dando continuidade ao trabalho, no devido tempo, pois ele tem prazo para a entrega final do trabalho concluído.

O trabalho é depositado em data previamente marcada. As bancas de defesa são, então, agendadas, fazendo parte delas o professor orientador e mais dois professores convidados.

O aluno deverá entregar 1 (um) exemplar do trabalho encadernado, na cor vermelha, com letras douradas; quatro (4) exemplares em espiral; e 1(um) cd em mídia digital.

A avaliação do trabalho é realizada por uma Banca, constituída pelo Professor orientador e mais dois Professores convidados. A nota dada ao trabalho consiste na média das notas atribuídas pelos três professores da Banca. A nota mínima (média) para aprovação do Trabalho de Curso é 7,0 (sete).

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Topo