Comunicação e Marketing

A Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, atenta às rápidas transformações na área da comunicação, cada vez mais importantes no mundo moderno, forma profissionais realizadores e empreendedores, enfocando três aspectos principais: senso crítico, para que o aluno seja capaz de perceber a necessidade de intervir no campo em que atuará; criatividade, para conceber e elaborar soluções inovadoras; e capacidade de gestão, para realizar um trabalho inventivo e transformador de forma eficiente. Para isso, a Faculdade conta com uma infraestrutura exemplar, reunindo qualidade e tecnologia em seus modernos estúdios e laboratórios, em que os alunos têm a oportunidade de realizar seus trabalhos em equipamentos considerados referência para produtoras e emissoras de rádio e televisão e agências de comunicação de todo o país.

Rádio e TV

A FAAP foi pioneira na criação do curso de Rádio e TV, implantado em 1976. Atualmente, o curso também engloba a produção de conteúdo para mídias digitais. Os profissionais formados pela instituição desenvolvem a capacidade criativa e o domínio de todo o processo de formatação de programas de rádio, TV e internet. O curso tem como foco principal a formação de roteiristas, produtores executivos e diretores de programas, capacitando o profissional para atuar em todas as áreas de comunicação.

Mercado de trabalho

O profissional de Rádio e TV encontra colocação em vários campos de trabalho. Ele pode atuar em emissoras abertas de rádio e televisão, canais fechados, produtoras audiovisuais, sites de internet, produtoras de comerciais e de conteúdo para web, agências de publicidade e propaganda, bem como em canais institucionais de grandes empresas ou organizações, gerenciando e coordenando o processo de comunicação.

Diferenciais FAAP

Primeira escola da América Latina a instalar um estúdio Full HD, com tapeless e servidores HD, a FAAP possibilita ao aluno ter acesso a uma tecnologia avançada para realizar a produção de programas para rádio, TV e mídias sociais. São quatro estúdios de rádio, três de televisão, oito câmeras HD para externas, nove câmeras de estúdio, Pro Tools HD e duas ilhas AvidNitrus, idênticas às utilizadas na edição do filme “Avatar”. A estrutura de gravação em servidores é a mesma das grandes emissoras.

 A experiência acumulada pela FAAP no ensino de Rádio e TV é uma garantia da formação de profissionais com pleno domínio das técnicas necessárias à atividade. O aluno é preparado para ser o realizador, passando por uma formação técnica, operacional e artística. Ele aprende a dirigir atores, apresentadores e equipe técnica, bem como a gerir processos e pessoas. 

A equipe técnica, composta por 50 profissionais que trabalham em emissoras de rádio e TV, como operadores de áudio e de câmeras, iluminadores, sonoplastas e cenotécnicos, é dirigida pelos alunos, possibilitando uma rica aprendizagem prática da atividade. 

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

FAAP Internacionalização

O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 30 países, destacando-se George Washington University (EUA); University of Westminster (Reino Unido); Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha) e, University of Salford (Reino Unido).

Topo