Comunicação e Marketing

A Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, atenta às rápidas transformações na área da comunicação, cada vez mais importantes no mundo moderno, forma profissionais realizadores e empreendedores, enfocando três aspectos principais: senso crítico, para que o aluno seja capaz de perceber a necessidade de intervir no campo em que atuará; criatividade, para conceber e elaborar soluções inovadoras; e capacidade de gestão, para realizar um trabalho inventivo e transformador de forma eficiente. Para isso, a Faculdade conta com uma infraestrutura exemplar, reunindo qualidade e tecnologia em seus modernos estúdios e laboratórios, em que os alunos têm a oportunidade de realizar seus trabalhos em equipamentos considerados referência para produtoras e emissoras de rádio e televisão e agências de comunicação de todo o país.

Jornalismo

No curso de Jornalismo da FAAP, o foco é na formação de um profissional capaz de produzir conteúdo jornalístico para diversas plataformas. Esse conteúdo tem formas diferenciadas – escrita, sonora, imagética, interativa – e sua produção depende de competências nas áreas de redação, de produção de TV, de rádio, de mídias digitais. O curso proporciona ao aluno, além de noções sobre a produção jornalística, conhecimentos nas áreas de distribuição e programação e mercado editorial.

Mercado de trabalho

O profissional formado pela FAAP pode trabalhar na produção de conteúdo jornalístico para jornais, revistas, TV, rádio, mídias digitais. Conseguirá realizar coberturas de eventos esportivos, de entretenimento, produzir blogs, realizar documentários, bem como atuar como gestor de distribuição.

Sobre as oportunidades, talvez seja importante citar o megainvestidor Marc Andreessen, membro do conselho de administração do Facebook, do eBay e da HP: “sou a pessoa mais otimista que conheço sobre o negócio do jornalismo nos próximos 20 anos”. Segundo ele, a internet representa uma enorme possibilidade de expansão para o mercado.

Diferenciais FAAP

O Curso de Jornalismo da FAAP nasceu considerando as novas diretrizes curriculares para a formação do jornalista. Enquanto outras instituições irão se adaptar aos novos conteúdos e premissas curriculares, o curso da FAAP já considera a formação profissional e a prática laboratorial integradas desde o primeiro semestre. Para tanto, o curso conta com moderna infraestrutura, com laboratórios para as produções de textos, de conteúdos imagéticos. 

Trata-se de uma estrutura curricular que foca a formação para mídias digitais, não só como produção de conteúdo – algo comum em alguns concorrentes – mas, e principalmente, de conteúdo de diferentes formatos – imagéticos, sonoros, interativos. 

Isso caracteriza os objetivos da formação para a produção de conteúdo jornalístico para diversas plataformas. São disciplinas como Jornalismo Visual e Mídias Digitais que permitirão isso. 

O curso considera a importância da formação de um profissional capaz de entender a dinâmica do mercado, perceber as novas tendências editoriais e de programação para a produção de conteúdo noticioso e documental para TV, rádio, mídias digitais, jornais e revistas. 

Para constituir esse profissional com ampla formação humanística e profissional, o aluno poderá cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos adicionais. Isso permitirá que o aluno escolha áreas de conhecimento diferenciadas nas quais desenvolverá competências importantes ao seu desempenho profissional futuro.

FAAP Internacionalização

O curso possui parceria com diversas instituições em mais de 28 países, destacando-se, ISEP -International Student Exchange Program, Universidad del Salvador (Argentina), Queensland University of Technology, (Austrália), George Washington University (EUA); Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha), Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México). Além disso, o aluno pode realizar cursos de férias na Berkeley Summer Sessions.

Topo