Comunicação e Marketing

A Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, atenta às rápidas transformações na área da comunicação, cada vez mais importantes no mundo moderno, forma profissionais realizadores e empreendedores, enfocando três aspectos principais: senso crítico, para que o aluno seja capaz de perceber a necessidade de intervir no campo em que atuará; criatividade, para conceber e elaborar soluções inovadoras; e capacidade de gestão, para realizar um trabalho inventivo e transformador de forma eficiente. Para isso, a Faculdade conta com uma infraestrutura exemplar, reunindo qualidade e tecnologia em seus modernos estúdios e laboratórios, em que os alunos têm a oportunidade de realizar seus trabalhos em equipamentos considerados referência para produtoras e emissoras de rádio e televisão e agências de comunicação de todo o país.

Cinema

No curso de Cinema da FAAP a ênfase está no “fazer e pensar cinema”. Como realização de equipe, o cinema envolve uma série de funções, como: direção do filme e de atores, cenografia, direção de arte, fotografia, animação, edição de imagem, som e pós-produção. O curso proporciona ao aluno condições para conhecer e desempenhar todas as atividades relacionadas à produção, desde o momento de escrever o roteiro até o lançamento do filme.

Mercado de trabalho

O profissional formado pela FAAP tem um largo campo de atuação. Ele pode trabalhar em televisão, produtoras de comerciais e institucionais, em filmes de longa ou curta-metragem, internet e celular. Entre as várias possibilidades de atuação estão as de roteirista, diretor, fotógrafo, diretor de arte, montador, produtor e crítico cinematográfico, e distribuição e exibição como agente do mercado cinematográfico.

Diferenciais FAAP

Com moderna infraestrutura e equipamentos de última geração, a FAAP fornece ao aluno excelentes condições para a produção de filmes, estimulando o aprendizado e o domínio das técnicas envolvidas na produção cinematográfica. Os alunos da FAAP produzem em média, a cada semestre, 20 curtas-metragens. Estes filmes participam de festivais de cinema no Brasil e no exterior. 

A filmoteca da FAAP é uma rica fonte de consultas e aprendizado. O acervo é composto por mais de 10 mil fotografias de filmes, 6 mil cartazes e 5 mil títulos de filmes com relevância acadêmica e histórica. 

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.  

Vários profissionais de destaque foram formados pelo curso de Cinema da FAAP. Entre eles estão Lais Bodanzky, diretora dos premiados filmes “Bicho de Sete Cabeças”, “Chega de Saudade” e “As melhores Coisas do Mundo”; Filippo Capuzzi La Pietra, diretor e roteirista do filme “Noite Perdida”, vencedor do Los Angeles Comedy Festival como o melhor filme estrangeiro; e Paulinho Caruso, vencedor do Festival de Cinema de Gramado, na categoria curta-metragem, com o filme “Alphaville 2007 DC”.

FAAP Internacionalização

O curso possui parceria com diversas instituições em mais de 25 países, com destaque para New York Film Academy (EUA); Vancouver Film School (Canadá), Queensland University of Technology (Austrália), Universidad Camilo José Cela e Universidad Carlos III (Espanha), entre outros.


Topo