Comunicação e Marketing

A Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, atenta às rápidas transformações na área da comunicação, cada vez mais importantes no mundo moderno, forma profissionais realizadores e empreendedores, enfocando três aspectos principais: senso crítico, para que o aluno seja capaz de perceber a necessidade de intervir no campo em que atuará; criatividade, para conceber e elaborar soluções inovadoras; e capacidade de gestão, para realizar um trabalho inventivo e transformador de forma eficiente. Para isso, a Faculdade conta com uma infraestrutura exemplar, reunindo qualidade e tecnologia em seus modernos estúdios e laboratórios, em que os alunos têm a oportunidade de realizar seus trabalhos em equipamentos considerados referência para produtoras e emissoras de rádio e televisão e agências de comunicação de todo o país.

Animação

A animação tem sido o setor com maior desenvolvimento, tanto tecnológico como comercial, ganhando destaque em vários meios e até mesmo com aplicações para internet e celulares. Na história da animação brasileira, foram realizados 34 longas-metragens exclusivamente em animação. Deste total, 23 filmes, ou seja, 65% da produção nacional foram realizados em São Paulo - isso sem considerar a produção de filmes publicitários, onde os maiores e mais tradicionais estúdios estão situados. Essa tendência se repete também com o curta-metragem, mas em proporção um pouco menor. A produção de séries para TV se concentra no eixo Rio - São Paulo, dividida de forma mais equilibrada. Com o aumento do número de canais pagos em alta definição e a cota de produção nacional, observou-se a necessidade de lançar novos títulos e produtos. Atualmente, temos cerca de 30 séries de animação sendo produzidas e algumas já exibidas em canais.

A indústria de games que começa a se desenvolver também abre um espaço importante no mercado de trabalho ao requerer profissionais especializados que favoreçam a criação e o desenvolvimento de uma indústria nacional.

Este curso, bacharelado em Cinema e Animação, destina-se a todos que desejam atuar nessas áreas do entretenimento.

Com nota 4 na avaliação do MEC, o curso possui duração de oito semestres (4 anos) e integra disciplinas de formação humanística com disciplinas específicas de animação, que atendem às necessidades apresentadas pelo mercado para o exercício das principais funções, tais como: argumento, roteiro, criação de personagens, desenho conceitual, direção de arte, criação e gravação de vozes especiais, cenografia e ambientação, direção de animação 2D, 3D e stop motion, fotografia, intercalação, clean-up, colorização, edição, design de games, produção executiva, legislação, distribuição e exibição. Além disso, possui disciplinas essenciais à formação artística e cultural, como: desenho básico e aplicado, fundamentos da animação, história da arte, análise da imagem e fenomenologia do movimento.

Mercado de trabalho

O profissional de animação pode atuar em quase todas as áreas do entretenimento, desempenhando as seguintes funções:

1) Direção, produção e roteiro de: curtas, longas-metragens, comerciais de TV, videogames, institucionais, educativos, aberturas de novelas e programas, séries de TV em animação 2D, 3D, stopmotion.
2) Diretamente relacionadas à animação: diretor de animação, animador, intercalador, clean-up, arte-finalista, colorista - para animação em 2D, 3D, stopmotion e games.
3) Com abrangência em outras áreas: direção de arte, desenho conceitual, layout, ilustração, storyboard, composição visual para cinema, televisão, game e publicidade.
4) Efeitos visuais e especiais para cinema e televisão.
5) Podem trabalhar em produtoras de cinema, emissoras de televisão, estúdios de games, agências de propaganda, provedores de internet ou outras empresas ligadas ao entretenimento ou à comunicação visual. 

Diferenciais do curso

Além de ser o primeiro bacharelado em animação do Estado de São Paulo - onde se concentra mais da metade da produção nacional de animação -, nosso aluno irá estudar com professores que atuam nas áreas de animação, cinema, televisão e games. O curso conta com laboratórios especializados e disponíveis tanto para aulas como para o desenvolvimento de projetos acadêmicos e autorais, e têm à disposição uma biblioteca atualizada e uma filmoteca, com acervo de mais de 4.000 filmes, fotos, roteiros e cartazes. 

A FAAP reconhece a importância da network entre os profissionais do mercado brasileiro, internacional e nossos alunos, e por isso já promoveu encontros e workshops com os mais reconhecidos animadores, como: Carlos Saldanha, Bruno Bozzetto, Roberto Frattini, Serge Avedikian, Tarik Saleh, entre outros, mantendo sempre um canal aberto com o mercado para estimular a colocação de nossos talentos em projetos profissionais.

FAAP Internacionalização

A Faculdade de Comunicação e Marketing possui parceria com diversas instituições em mais de 25 países, com destaque para New York Film Academy (EUA); Vancouver Film School (Canadá), Queensland University of Technology (Austrália), Universidad Camilo José Cela e Universidad Carlos III (Espanha), entre outros.


Topo