Artes Plásticas

A Faculdade de Artes Plásticas da FAAP é pioneira no ensino das Artes no Brasil, além de ser uma das únicas instituições de ensino que possui Residência Artística e Museu com exposições de altíssima qualidade. Os alunos têm à sua disposição, em todos os cursos, modernos ateliês, oficinas e laboratórios para desenvolver suas ideias e projetos, respaldados pela teoria oferecida por professores altamente capacitados.

Produção Cultural

Inovador no mercado e o único em São Paulo, o curso Tecnológico em Produção Cultural da FAAP oferece uma formação especializada, possibilitando aos profissionais o domínio sobre todas as etapas e fases da produção cultural.

As disciplinas que compõem a estrutura curricular do curso, pioneiro na abordagem desse novo campo de atuação profissional, fornecem um amplo referencial cultural, panorama histórico e vocabulário específico. O curso estimula o aluno a entender a produção além de sua fase executiva, fazendo-o a pensar a cultura, compreender o seu significado e sua dimensão no mercado e no espaço de atuação profissional.

A estrutura do curso privilegia a experiência com o trabalho integrado e a articulação dos alunos no desenvolvimento de seus projetos de conclusão de curso, levando-os à experimentação de uma prática profissional coerente com os processos de planejamento, produção e gestão dos projetos culturais.

Mercado de trabalho

A área cultural no Brasil está em plena expansão, abrindo excelentes oportunidades para a contratação de novos profissionais. O curso promovido pela FAAP amplia as formas de atuação deste profissional. Ele pode exercer diversas atividades, de maneira independente ou vinculado a instituições e à iniciativa privada, para desenvolver ações e projetos nos diversos segmentos da área, tais como música, dança, artes visuais, artes cênicas, cinema, literatura, patrimônio, entre outros. Secretarias de cultura, bem como órgãos e fundações diretamente relacionados aos diferentes segmentos de atuação profissional oferecem, ainda, a possibilidade de atividades que vão da participação em elaboração de instrumentos de políticas públicas até a produção executiva de eventos, festivais, mostras, seminários e ações de disseminação da cultura e de suas reflexões. Acrescente-se a isto a possibilidade de atuação diretamente junto à área de marketing cultural, no desenvolvimento de planos e estratégias de investimento (incentivado, ou não), na área da cultura.

Diferenciais FAAP

De natureza multidisciplinar, o curso Tecnológico em Produção Cultural da FAAP oferece elementos e informações sobre as diferentes áreas que fazem a interface, como administração e marketing e fornece uma visão panorâmica sobre a evolução dos diversos segmentos que compõem esse universo: audiovisual, artes cênicas, crítica de arte, design, literatura e moda, entre outros. Para a vivência e a experimentação da profissão ao longo do curso, os alunos contam com laboratórios técnicos e de criação, oficinas de linguagens artísticas e instalações culturais, como o Teatro FAAP, o Museu de Arte Brasileira FAAP (MAB – FAAP), a Residência Artística FAAP e as possibilidades decorrentes das parcerias culturais, nacionais e internacionais, firmadas pela Fundação.

Com um corpo docente formado por profissionais experientes, com efetiva atuação no mercado e diferenciada formação e atuação acadêmica, o curso possibilita ao aluno articular de diferentes formas os projetos de diversas áreas, como música, cinema, teatro, artes visuais, dança, circo, literatura e moda, entre outras.

Soma-se a isso, o diferencial único no mercado que é o de oferecer, ao aluno, uma formação múltipla, ampliada e complementada pela possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

Os profissionais formados no curso Tecnológico em Produção Cultural da FAAP inserem-se rapidamente no mercado, atuando em diversas atividades em empresas cinematográficas, produtoras de vídeo, instituições educacionais e culturais ou produtoras de eventos. Entre as principais atividades desenvolvidas estão produção de novelas, peças teatrais, exposições, figurinos, audiovisuais e maquiagem.

FAAP Internacionalização

O curso possui parceria com diversas instituições em mais de 10 países, destacando-se Queensland University of Technology (Austrália); University of Northampton, School of the Arts e University of Westminster (Reino Unido); Universidad Camilo José Cela (Espanha) e Universidad del Pacífico (Chile); bem como a perspectiva de atuação junto aos organismos que congregam residências artísticas no Brasil e no mundo.

Topo