Artes Plásticas

A Faculdade de Artes Plásticas da FAAP é pioneira no ensino das Artes no Brasil, além de ser uma das únicas instituições de ensino que possui Residência Artística e Museu com exposições de altíssima qualidade. Os alunos têm à sua disposição, em todos os cursos, modernos ateliês, oficinas e laboratórios para desenvolver suas ideias e projetos, respaldados pela teoria oferecida por professores altamente capacitados.

Design Gráfico e de Produto

Um profissional com espírito crítico e questionador, empreendedor, perceptivo, com excelente capacidade técnica e uma sólida bagagem cultural e humanística. Esse é o perfil dos profissionais formados no curso de Design Gráfico e de Produto da FAAP. De caráter multidisciplinar, o curso integra disciplinas das áreas de ciências humanas, tecnologia e negócios, desenvolvendo a criatividade, o senso estético, a visão socioambiental e as habilidades para encontrar soluções e desenvolver projetos e objetos que atendam às necessidades e expectativas do ser humano.

Mercado de trabalho

O designer exerce uma função estratégica para os negócios de empresas dos mais diferentes setores. Ele pode atuar no segmento editorial, em revistas e jornais; nas indústrias moveleira, médica, automobilística, de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, embalagens e brinquedos; em agências de propaganda e publicidade, no desenvolvimento de websites, animação e sinalização, bem como em escritórios de projetos gráficos ou de produtos.

Diferenciais FAAP

Primeira instituição a criar em São Paulo um curso de Design, em 1967, a FAAP dispõe de uma moderna e excelente infraestrutura, com oficinas de marcenaria, metais, cerâmica, xilogravura, litografia e serigrafia. O estúdio fotográfico, equipado com o que há de mais moderno no mercado, é uma referência entre as escolas de design. 

Essa estrutura e um ambiente que favorece a interação com outras áreas do conhecimento estimulam o desenvolvimento da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos teóricos adquiridos no curso. O corpo docente, constituído por profissionais com experiência prática em design, garante aos alunos uma excelente formação, além de poderem contar com o suporte de uma equipe técnica de experientes profissionais para o desenvolvimento e execução dos seus projetos. 

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos. 

Vários profissionais formados pela FAAP têm se destacado no mercado, como Fernando Prado, que conquistou vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Red Dot Best of the Best, IF Gold, Good Design, Design Plus, German Design Award e Museu da Casa Brasileira. André Cepolina e Aline Karlovic Burgos conquistaram três prêmios da Tok & Stok de Design Universitário. Sandra Kim foi a primeira colocada no concurso para a criação do cartaz “Consciência Negra”, promovido pela Secretaria de Cultura de São Paulo. A Questto|Nó Design, fundada por profissionais formados na FAAP, conquistou por 12 vezes o IF Design Awards, por cinco vezes o IDEA Awards/USA e também o Design Preis, da Alemanha, além de várias premiações no País, como o IDEA Brasil e o Museu da Casa Brasileira. 

Esse mesmo sucesso é encontrado na área de design gráfico. A inovadora e premiada agência 100% Design tem como sócia Lilian Chiofolo, formada na FAAP. A Domus Design, outra agência de destaque no mercado, tem como sócio-fundador o professor Fábio Righetto, formado pela FAAP.

FAAP Internacionalização

Os cursos possuem parceria com diversas instituições em 12 países, destacando-se a Queensland University of Technology (Austrália); School of the Arts, De Montfort University (no Reino Unido); Universidad Camilo José Cela e ESDI – Escola Superior de Disseny (Espanha); Florence University of the Arts (Itália), Universidad Mayor e Universidad del Pacífico (Chile), além do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México) e da Bezalel Academy of Arts and Design, Jerusalem (Israel).

Topo