Convênios

Cité des Arts

Encontra-se no coração de Paris, às margens do Rio Sena, ao lado da catedral de Notre-Dame. Fundada em 1947 com o intuito de hospedar artistas estrangeiros, proporciona aos seus visitantes uma convivência baseada na troca de experiências e no aprimoramento do processo criativo. Ligia Clark, Ivens Machado, José Rezende, entre outros, são alguns nomes que já aproveitaram este ambiente altamente estimulante.

Uma oportunidade de integração ímpar entre artistas do mundo todo, já que aproximadamente 87 países marcam a sua presença na Cité, falando uma única língua: A das Artes. 

As regras deste pequeno Estado são simples: 

Cada fundador de um ateliê propõe o artista para ocupá-lo, e uma comissão de admissão aprova, tendo como principal regra a proteção ao talento e o reconhecimento das qualidades profissionais dos que se tornarão residentes. A estes artistas escolhidos, a Cité Internationale des Arts oferece 270 ateliê - alojamentos, espaços de criação coletivos, biblioteca, teatro, sala de concertos, instalações técnicas de gravuras, litografia ou fotografia, estúdios de ensaio para instrumentistas, além de locais próprios para exposições e audições. 

Neste ambiente culturalmente privilegiado. 

A Fundação Armando Alvares Penteado oferece um atelier mobiliado aos seus alunos, ex-alunos e professores. 

Um ambiente amplo, que serve, ao mesmo tempo, de moradia e local de trabalho. 

Como participar

O candidato interessado em desenvolver um projeto na área de Artes, permanecendo no ateliê mantido pela FAAP na Cité Internationale des Arts pelo período de um semestre deverá:

  • Ser professor, aluno ou ex-aluno de todos os cursos da FAAP;
  • Preencher ficha de inscrição
  • Apresentar uma carta de intenção, proposta de pesquisa a ser desenvolvida, curriculum vitae e portfólio da produção recente;
  • Entregar a documentação, em uma via, na Coordenação do Curso de Educação Artística - Faculdade de Artes Plásticas, no Prédio 1, mediante protocolo numerado.

Processo de Seleção

As propostas serão examinadas por uma comissão indicada pela Faculdade de Artes Plásticas, que elaborará uma lista tríplice a ser encaminhada à Diretoria Executiva da FAAP para seleção final. 

A entrega da documentação necessária deverá observar as seguintes datas:

  • Até 30 de maio - para permanência no ateliê de fevereiro a julho;
  • Até 30 de outubro - para permanência no ateliê de agosto a janeiro.

A Coordenação do curso não receberá propostas fora do prazo e condições aqui estipuladas. Concluída a seleção e divulgados os resultados, a documentação deverá ser retirada pelos inscritos no mesmo local da entrega. O candidato escolhido será comunicado imediatamente, devendo apresentar-se à Coordenação para providenciar a documentação necessária. A FAAP oferecerá as passagens de ida e volta e uma ajuda de custo, reservando-se o direito de mencionar o nome do bolsista na promoção do projeto, quando necessário.

Topo