Artes Plásticas

A Faculdade de Artes Plásticas da FAAP é pioneira no ensino das Artes no Brasil, além de ser uma das únicas instituições de ensino que possui Residência Artística e Museu com exposições de altíssima qualidade. Os alunos têm à sua disposição, em todos os cursos, modernos ateliês, oficinas e laboratórios para desenvolver suas ideias e projetos, respaldados pela teoria oferecida por professores altamente capacitados.

Artes Visuais

O curso de Artes Visuais da FAAP é um dos mais tradicionais de São Paulo e do País, existindo desde a década de 1960. Referência no mercado, vêm formando não só artistas, mas também outros profissionais da área. O curso associa o conhecimento específico da área de investigação, reflexão e produção de arte com uma base humanista, que estimula a compreensão da responsabilidade social, do compromisso ético e da importância do papel do artista na sociedade. 

Um forte diferencial é a permanente renovação e transformação do curso, acompanhando as mudanças do mundo contemporâneo. Além dos conhecimentos básicos e específicos nas diversas e distintas áreas, o curso privilegia a experimentação nos laboratórios, oficinas, estúdios e o desenvolvimento de projetos, em um ambiente de permanente pesquisa e pensamento crítico para as práticas artísticas contemporâneas.

Mercado de trabalho

O profissional formado em Artes Visuais pode atuar em inúmeros campos de atividades, na área de criação, no mercado de artes, assim como em pesquisa, institutos culturais, escritórios, galerias de arte e na docência. 

A FAAP dispõe de um conjunto de instrumentos e mecanismos de apoio para a inserção do profissional no mercado de trabalho, destacando-se o programa de exposições dos artistas recém-formados, que acontece no MAB Centro.

Diferenciais FAAP

Inúmeros artistas atuantes no Brasil e no exterior formaram-se no curso de Artes Visuais da FAAP. De jovens artistas recentemente inseridos no circuito a consagrados e relevantes nomes do panorama da produção artística brasileira das últimas décadas, além de profissionais empreendedores, dirigentes institucionais e criadores, como Carmela Gros, uma das artistas mais atuantes no Brasil; Martin Grossmann, professor da Escola de Comunicações e Artes e diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP; Ricardo Resende, diretor do Centro Cultural de São Paulo; e Luciana Brito, proprietária de uma das mais importantes galerias de arte de São Paulo. 

A FAAP é a única instituição de ensino no Brasil que mantém um programa de Residência Artística na Cité des Arts, em Paris, para a permanência por seis meses de um aluno, ex-aluno ou professor, no estúdio mantido na capital francesa. A instituição dispõe ainda da Residência Artística FAAP em São Paulo, onde recebe artistas do Brasil e de outros países. 

Mais um diferencial do curso é a organização da Anual de Arte, exposição que reúne os trabalhos de alunos. Realizada desde 1964, a exposição tem revelado artistas e estimulado a reflexão sobre a arte contemporânea. Participam também desta exposição os artistas que integram o programa de Residência Artística, gerando uma rica troca de conhecimento. 

Entre outras parcerias mantidas pela FAAP no Brasil, destacam-se a Bienal de São Paulo e o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil. Na área internacional, a FAAP mantém parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, com sede em Portugal. 

O corpo docente é altamente qualificado, com diferentes formações e atuações. Essa diversidade de abordagem estimula nos alunos um processo mais aprofundado e elaborado de reflexão, auxiliando-os a se entender e a se perceber no sistema da arte. 

Os alunos do curso de Artes Visuais da FAAP dispõem de excelentes instalações físicas, dentre elas, um conjunto único de oficinas e estúdios de modelagem, cerâmica, madeira, metal, gravura, fotografia, informática, prototipagem, joalheria e moda. Contam ainda com o apoio, em período integral, de uma equipe técnica altamente especializada. 

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

FAAP Internacionalização

O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 40 países, com destaque para University of Northampton School of the Arts (Reino Unido), De Montfort University (Reino Unido), University of Salford (Reino Unido), Florence University of the Arts, (Itália), ENSBA – École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e Cité des Arts, em Paris (França), além da University of Applied Arts- ANGEWANDTE (Áustria), a Universidad de Los Andes (Colômbia), a Queensland University of Technoloy (Austrália) e a Bezalel Academy of Arts and Design, Jerusalem (Israel).


Topo