Artes Plásticas

A Faculdade de Artes Plásticas da FAAP é pioneira no ensino das Artes no Brasil, além de ser uma das únicas instituições de ensino que possui Residência Artística e Museu com exposições de altíssima qualidade. Os alunos têm à sua disposição, em todos os cursos, modernos ateliês, oficinas e laboratórios para desenvolver suas ideias e projetos, respaldados pela teoria oferecida por professores altamente capacitados.

Arquitetura e Urbanismo

Criatividade, sensibilidade artística, consciência socioambiental e capacidade técnica são elementos essenciais para o planejamento e a organização dos espaços internos e externos. Os profissionais formados no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP desenvolvem habilidades técnicas, capacidade estética e visão da funcionalidade para desenvolver projetos arquitetônicos e paisagísticos, planejar intervenções urbanas e projetar a construção de edifícios, monumentos, residências, objetos, móveis e elementos visuais.

Mercado de trabalho

A demanda por profissionais de arquitetura e urbanismo tende a crescer em todo o mundo, notadamente em economias em desenvolvimento. O acelerado processo de urbanização, a crescente regulamentação da ocupação de áreas e a busca por maior conforto e bem-estar, aliados a uma nova e ampliada consciência ambiental da sociedade, são fatores que influenciam diretamente o mercado de trabalho de arquitetos e urbanistas. 

Os profissionais formados pela FAAP são capacitados para desenvolver, com competência e criatividade, projetos arquitetônicos e paisagísticos, design de objetos, arquitetura de interiores e projetos de comunicação visual, atuando em construtoras, órgãos públicos e escritórios especializados.

Diferenciais FAAP

A FAAP considera o arquiteto como o cultor da forma, um profissional com sensibilidade artística e capacidade para harmonizar projetos com a beleza da natureza, o que pressupõe uma formação com conhecimentos de várias áreas e atividades. O curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP mescla, com muita eficiência, o artístico e o técnico. 

A estrutura curricular é moderna e inovadora, incluindo conteúdo de sustentabilidade e ecologia. As instalações físicas e o conjunto de oficinas e ateliês da FAAP possibilitam maior proximidade com outras áreas do pensamento artístico, como design, moda e artes visuais, estimulando uma ampliação no repertório do aluno. A FAAP dispõe de oficinas de metal e fundição, madeira e modelagem; laboratórios de conforto ambiental, topografia e informática; todos com equipamentos de última geração. 

O reduzido número de alunos por sala permite um trabalho personalizado e favorece uma relação mais concreta e efetiva entre professor e estudante, estimulando a criatividade e fortalecendo o aprendizado. 

O curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP inclui várias disciplinas que normalmente não são ministradas em cursos tradicionais. Um exemplo é a possibilidade de o aluno aprofundar conhecimentos na área de interiores e design de objetos. 

Outra característica importante do curso é a possibilidade de o aluno participar de atividades extras, fora do horário de aula, contando com o apoio de técnicos que ficam à sua disposição por todo o período. 

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos. 

Os profissionais formados em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP têm alto nível de empregabilidade e excelente projeção no mercado, tendo conquistado vários prêmios nacionais e internacionais.

FAAP Internacionalização

O curso possui parceria com diversas instituições, em mais de 20 países, destacando-se Universidad Politécnica de Madrid (Espanha), Universidade do Porto (Portugal), Florence University of the Arts (Itália), Universitat Internacional de Catalunya (Espanha) e Bezalel Academy of Arts and Design Jerusalem (Israel).

Topo