Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
FAAP

A EXPOSIÇÃO

A exposição Retrato – Território da Fotografia reúne a produção de fotógrafos nacionais e internacionais, como Horst P. Horst, Erwin Blumenfeld, Bob Gruen, Miro, Bob Wolfenson, Klaus Mitteldorf e Mario Testino, entre outros grandes nomes. O objetivo da mostra é valorizar o retrato, gênero mais popular da fotografia, a partir de uma seleção de imagens que pertencem ao acervo do MAB FAAP.

Com curadoria do pesquisador e crítico de fotografia, prof. Rubens Fernandes Junior, que também é diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, a exposição começa com um recorte histórico em que são distribuídos trabalhos fotográficos do século XIX e princípios do século XX.

A mostra conta com cerca de 130 imagens apresentadas em subtemas, entre os quais Clássicos, Moda, Cultura Pop, Artistas Visuais, Corpo e Retratos em Grupos. Traz ainda outros recortes, devido ao número maior de obras de certos artistas pertencentes ao MAB, como a coleção de imagens de autoria de Lívia Aquino e outro com fotos de Otto Stupakoff.

No espaço destinado aos Clássicos, o público pode apreciar, por exemplo, imagens do francês Jean Moral, do alemão Horst P. Horst, do francês Pierre Verger e do brasileiro German Lorca, um dos precursores da fotografia moderna brasileira. Já na seção destinada às fotografias de Moda, estão nomes como Erwin Blumenfeld, homenageado em exposição individual no MAB, em 2014, e Bob Wolfenson, que já teve seus trabalhos expostos no Museu da FAAP, em 2004 e 2007.

O público pode ver também, na área Cultura Pop, retratos feitos por Bob Gruen e Iolanda Huzak. Em Artistas Visuais, é possível contemplar imagens de Juan Esteves e de Miro. Na seção O Corpo, nomes como Tripolli, J.R Duran e Klaus Mitteldorf. Este último homenageado em exposição individual no MAB FAAP em 2013.

Os fotógrafos que retrataram Grupos também ganham espaço especial na exposição.  Nesta área, estão nomes como Pierre Verger, Mario Testino e Bob Wolfenson.