2º andar - Exposição "Esculturas - Coleção MAB-FAAP"

O Museu de Arte Brasileira da FAAP inaugura, em 25 de janeiro de 2004, seu novo espaço de exposições no Edifício Lutetia, na Praça Patriarca, com a mostra "Esculturas - Coleção MAB-FAAP", que contará com uma seleção de esculturas de seu acervo, realizada por Maria Izabel Branco Ribeiro, diretora do MAB-FAAP.

A exposição apresenta vinte e três obras de autores brasileiros de tendências diversas e tem como objetivo mostrar algumas das possibilidades dos diferentes materiais, procedimentos técnicos e modos de abordagem do espaço tridimensional.

Obras assinadas por artistas como Brecheret, Ceschiatti, Bruno Giorgi e Mário Cravo Neto discutem questões relacionadas à representação de distanciamento da realidade. Outras têm como foco as características dos metais para a constituição dos volumes, bem como as marcas deixadas pelo processo de sua feitura, como é o caso das obras de Caciporé e Vlavianos.

São expostas, também, obras de artistas como Maria Guilhermina, Mario Cravo Júnior e Zélia Salgado para apresentar possibilidades de texturas oferecidas pelos diferentes materiais.

As esculturas de Leon Ferrari, Luiz Hermano e Eliane Prolik abordam a relação entre a massa de material empregado e a articulação do espaço. Ainda, os aspectos ligados às tendências construtivas estão representados por obras de Weissmann, Mary Vieira, Sérvulo Esmeraldo e Yutaka Toyota.

Veja as fotos