FAAP realiza pela primeira vez, em Berlim, a exposição "Modernismo Brasileiro: Propostas e Caminhos".


A exposição "Modernismo Brasileiro: Propostas e Caminhos" reúne quarenta e nove obras pertencentes ao Museu de Arte Brasileira da FAAP e será realizada, a partir de 4 de março de 2004, na Embaixada do Brasil em Berlim.

A mostra apresenta alguns caminhos percorridos pela arte moderna no Brasil, bem como as alterações ocorridas ao longo das décadas seguintes, por meio das obras dos artistas: Alberto da Veiga Guignard, Alfredo Volpi, Anita Malfati, Antonio Gomide, Cândido Portinari, Cícero Dias, Clóvis Graciano, Di Cavalcanti, Ernesto De Fiori, Flávio de Carvalho, Ismael Nery, José Pancetti, Lasar Segall, Oswaldo Goeldi, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro e Victor Brecheret.

Estarão expostos trabalhos pioneiros de Anita Malfati, que sofreram influência expressionista, realizados ainda na década de 1910. Além disso, serão apresentadas pinturas e esculturas da década de 20, tanto de artistas ligados ao grupo modernista de São Paulo, como os atuantes no Rio de Janeiro. Essas obras, que estavam relacionadas com as propostas da Semana de Arte Moderna de 1922, tinham como meta coordenar as linguagens plásticas das vanguardas artísticas do século XX com a busca de uma arte caracteristicamente brasileira.

As obras expostas representativas da produção dos anos 30 e 40 exemplificam a consolidação das propostas modernas. Os anos 50 e 60 serão representados por 10 pinturas, de autoria de Flávio de Carvalho.

Essa exposição faz parte do convênio firmado entre a Embaixada do Brasil em Berlim e a FAAP, com o objetivo de divulgar a arte e a cultura brasileira no exterior. Em anos anteriores, projetos semelhantes aconteceram entre a FAAP e as representações brasileiras em Londres e Roma.

Galeria de fotos
Algumas imagens da Exposição
Leia aqui a matéria do jornal de Berlim "die Tageszeitung" sobre a exposição

"Modernismo Brasileiro: Propostas e Caminhos"
Local: Embaixada do Brasil em Berlim
End: Wallstrasse, 57 - 10179 - Berlin-Mitte
Data: de 4 de março a 23 de abril de 2004
Horário: de 3ª a domingo, das 9h00 às 13h00, e das 14h00 às 18h00
Tel: 030/ 72628131