Museu de Arte Brasileira realiza, a partir de 18 de fevereiro, a mostra inédita "Iluminar - Design da Luz: 1920 - 2004".

O Museu de Arte Brasileira da FAAP realiza, a partir do dia 18 de fevereiro, uma exposição inédita de design moderno e contemporâneo sobre o tema da luz, a "Iluminar - Design da Luz : 1920 - 2004".

A mostra irá reunir, pela primeira vez, em 1200m2, cerca de 250 luminárias assinadas pelos maiores nomes do design mundial: Achille Castiglioni, Pierre Chareau, George Nelson, Marc Newson, Isamu Noguchi, Gino Sarfatti, Ettore Sottsass, Philippe Starck, e artistas como Man Ray, Niki de Saint Phalle, entre outros.

As obras apresentadas pertencem às mais prestigiosas coleções de design: Centre Georges Pompidou, Fonds National d'Art Contemporain e Musée des Arts Décoratifs, de Paris, e Vitra Design Museum, da Alemanha, além de empréstimos de colecionadores particulares, designers, galeristas e editores.

O evento conta com a curadoria de Sarah Chiarella Vignon, encarregada dos projetos de design para as editoras Coromandel e Toluca, e de Stéphane Corréard, jornalista da Beaux-Arts Magazine e crítico de arte, com a coordenação geral de Dominique Besse.

As instalações "in situ" serão realizadas por Ingo Maurer, grande designer alemão e convidado especial da exposição, que irá realizar três instalações inéditas.

Os responsáveis pela cenografia são os designers Fernando e Humberto Campana, reconhecidos internacionalmente.

A composição musical da exposição será realizada pelo baterista e percussionista Daniel Ciampolini, o mesmo compositor da trilha sonora da mostra "China: a Arte Imperial, a Arte do Cotidiano, a Arte Contemporânea", realizada na FAAP.

Ele ganhou prêmio de percussão no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, compôs a "Forfaiture", encomendada pelo Auditorium do Louvre, para o filme de Cecil B.de Mille, e dá cursos na Academia do século XX, em Paris, Academia Sibelius , em Helsink, e Carnegie Hall, em Nova York.

Os sons e os ritmos compostos para a mostra irão sublinhar os jogos de luzes, orquestrados por Maneco Quinderé.

Exposição "Iluminar - Design da Luz :1920 - 2004"
Local:
Salão Cultural - FAAP
End: Rua Alagoas, 903
Data: de 18 de fevereiro a 2 de maio de 2004
Horários: de 3ª a 6ª feira, das 10h00 às 21h00
  Sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 18h00


Visitas monitoradas para grupo: Serviço Educativo - 3662.7200
Entrada Gratuita
Informações: 3662.7198

Veja aqui fotos do espaço cenográfico da exposição
Veja aqui o percurso da exposição
Algumas imagens da Exposição
Músicas