Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, faz discurso após firmar no dia 09 de Agosto um Convênio com a FUNCEX - Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior.


Com a idealização e a convite do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral e sob os auspícios do Ministro de Estado da Cultura Francisco Corrêa Weffort, a FAAP firmou no dia 9 de agosto, durante um almoço na Sede Social da Diretoria desta Fundação, um convênio com a FUNCEX - Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior, para a promoção de atividades culturais, objetivando a divulgação no Brasil e no Exterior da imagem do nosso País e da nossa capacidade de exportação, bem como das empresas exportadoras e seus produtos, com a realização de exposições, exibições e mostras representativas da cultura brasileira.

Excelentíssimo senhor ministro do desenvolvimento, indústria e comércio exterior, Sérgio Amaral,
Excelentíssimo senhor José Álvaro Moisés, secretário do audio visual do ministério da cultura, que está representando
O excelentíssimo senhor ministro da cultura, Francisco Corrêa Weffort, que infelizmente não veio, pois teve um problema de saúde.
Senhor João José Costa de Carvalho Sá, presidente da FUNCEX
Senhor Roberto Giannetti da Fonseca, vice-presidente da FUNCEX

Senhoras e senhores

O convênio que acabamos de celebrar é um marco na história, não apenas da FUNCEX e da FAAP,
Mas também do comércio exterior e da cultura brasileira.

No mundo atual em que vivemos, de acirrada competição política, comercial e cultural, um país como o Brasil, de imenso potencial, tem que empenhar todos os esforços para ocupar o lugar que lhe corresponde no cenário mundial.

Nosso país já detém uma posição de liderança regional e sua voz é ouvida com respeito, nos fóruns internacionais. Porém, seu potencial no mercado internacional de oportunidades comerciais está longe ainda de se completar.

Temos muito que crescer em termos de comércio exterior, podemos exportar mais e temos necessidade de importar mais. Só atingiremos metas mais ambiciosas neste campo, quando conseguirmos envolver neste esforço todos os setores da sociedade brasileira - governo, iniciativa privada e organizações sociais.

O convênio FUNCEX-FAAP - vem juntar duas entidades, aparentemente tão distintas neste objetivo comum e superior.

A FUNCEX na qualidade de órgão coordenador dos setores comprometidos com o comércio exterior, tem como razão de ser a inserção comercial do brasil no mundo, ampliando mercados e projetando a melhor imagem do país no exterior.

Nós da FAAP, fundação de ensino universitário e como centro de difusão cultural, lidamos com um produto cujo valor vai além de qualquer cotação comercial: a cultura.
Além da capacidade de produzir mercadorias, um país pode ser também avaliado por sua produção intelectual e pelo seu poder de criação.

Ao mostrar ao mundo, nossa arte e nossa cultura, estamos contribuindo para a afirmação internacional de nosso país. Temos certeza também, que ao revelar as singularidades da terra e da alma brasileira, estaremos apresentando um poderoso argumento de vendas.

Muito obrigada