FAAP conquista Prêmio Top Social com o projeto “Fome de Saber”

A FAAP conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Top Social da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, que tem por objetivo distinguir as organizações que desenvolvem ações sociais com critério e responsabilidade.

O projeto vencedor deste ano chama-se "Fome de Saber", integrando as ações do Governo Federal "Quero Ler - Biblioteca para Todos" e Estadual "São Paulo, um Estado de Leitores", cuja proposta básica zerar o número de cidades brasileiras sem bibliotecas.

Ao longo do ano de 2004, a FAAP montou bibliotecas nos municípios de Redenção da Serra, Ribeirão Corrente, Jeriquara, Neves Paulista, Jaci, Nova Independência, Altair e Guaraci, entregando ao todo 30 mil livros, móveis, computadores, salas de vídeo, impressoras e aparelhos de ar condicionado, além de efetuar reforma completa dos prédios em que foram instaladas e, em alguns casos, construir praticamente novos edifícios.

Para conseguir os acervos, a FAAP promoveu uma grande campanha de arrecadação de livros através de quiosques de coleta nas portarias da Fundação e nos Shoppings Patio Higienópolis, West Plaza, Paulista e Plaza Sul, além de realizar uma gincana de doação entre professores, alunos e funcionários.

Os alunos se comoveram com a causa e resolveram se mobilizar por conta própria, organizando um evento beneficente com renda revertida para o projeto. Esta iniciativa ampliou o objetivo inicial - entregar sete bibliotecas - ao viabilizar a inauguração de mais uma delas na cidade de Jaci, doada integralmente pelos estudantes da FAAP.

Internamente, uma equipe da FAAP organizou e catalogou os livros doados e um sistema de informática foi criado para as bibliotecas controlarem retiradas e devoluções. Para incentivar a utilização das novas instalações, a FAAP promoveu em todas as cidades beneficiadas, um concurso de desenho e um de redação.

Em todo o desenvolvimento do projeto, estiveram envolvidos diretamente mais de 50 funcionários, 240 contratados para as obras, além dos auxiliares de cada cidade agraciada com o projeto.

O reconhecimento pelo sucesso do projeto foi concretizado em uma cerimônia de premiação realizada no dia 22 de junho, no Memorial da América Latina, que reuniu 900 convidados, entre executivos, jornalistas, intelectuais, profissionais do Terceiro Setor e formadores de opinião, além das 31 empresas premiadas - de um total de 232 inscritas.

José Zetune, presidente da ADVB, falou sobre a importância do crescimento da consciência social em empresas: “Não há como pensar em desenvolvimento sustentável sem associá-lo a um crescimento baseado no respeito e amor. Tanto pelo planeta, que tudo nos provê, quanto pela humanidade em geral, essa que aqui vive e os descendentes que virão”.

As empresas vencedoras inscreveram projetos nas mais diversas áreas incluindo educação, preservação ambiental e cidadania. Representando a FAAP, subiram ao palco para receber o troféu, Prof. Victor Mirshawka, um dos grandes idealizadores do projeto (juntamente com a presidente do conselho curador Sra. Celita Procopio de Carvalho e com Dr. Antonio Bias, diretor da FAAP); Paulo César Klein, gerente de informática e responsável pela criação do software instalado em cada biblioteca para organizar as retiradas e devoluções de livros; Maria José Cândido de Oliveira, bibliotecária-chefe da FAAP e responsável pela catalogação de todos os acervos e Andrea Sendulsky, assistente de comunicação que acompanhou e ajudou a coordenar os processos de desenvolvimento do projeto.

O “Fome de Saber” é apenas um exemplo do envolvimento da Fundação com questões sociais. Vale destacar que no ano passado, a FAAP venceu o Top Social 2004, com o projeto “Museu de Arte Brasileira da FAAP: um caso de inclusão cultural”, que mostrou a contribuição da atuação de seu museu no processo de inclusão cultural e social, através da disseminação da arte, da cultura e da educação junto às escolas da rede pública.


Fotos da cerimônia de premiação
Fotos do projeto “Fome de Saber”
Saiba mais sobre o “Fome de Saber”