O Museu de Arte Brasileira da FAAP realiza, a partir do dia 14 de janeiro, a exposição "Retratos".

A Exposição "Retratos" estará aberta ao público, a partir do dia 14 de janeiro, às 15 horas, no Museu de Arte Brasileira da FAAP e apresentará obras que fazem parte do acervo do MAB, tais como, desenhos, pinturas, gravuras e fotografias de diferentes artistas e épocas.

No dicionário, o termo exposição (do latim Expositione) define-se como ato ou efeito de expor. Mas, quando transferimos esse ato para o museu, a exposição converte-se na ação mais significativa do mesmo. Além de revelar todo um trabalho de pesquisa e de conservação que a precede, nela própria sustenta-se e leva-se a cabo a razão de ser de um museu: o fenômeno de comunicação entre o público e a obra de arte.

Numa exposição como esta, que tem por tema o retrato, o processo de comunicação pode acontecer com facilidade e fluidez, já que em última instância, o elemento retratado não é outro se não nosso semelhante. Contudo, também o termo retrato não é simplesmente a representação da imagem de uma pessoa. Na arte, o retratar deixa de ser somente simular com maior ou menor destreza a figura humana, seja mediante o desenho, a pintura, a escultura, a gravura ou a fotografia. A técnica aplicada pelo retratista revela-se artística quando também, e sobretudo, desvenda a diversidade subjetiva, porém real, da pessoa retratada ou o que ela pode simbolizar. Personalidade, caráter, sentimentos, atitudes, identidades e ideais são, entre outros, fatores que revelados no retrato, caracterizam e sustentam seus valores artísticos-estéticos e também garantem um diálogo mais instigante e dinâmico entre o público visitante e as obras expostas.

Com o intuito de apresentar um recorte do acervo do MAB, desta vez mostrando o gênero retrato presente nas suas coleções, a exposição "Retratos" encerra a vontade de fruir mediante uma atenção voluntária da diversidade formal e conceitual presentes nas obras reunidas.



Local da exposição:
Museu de Arte Brasileira - FAAP
End: R. Alagoas, 903
Data: De 14 de janeiro a 30 de março de 2003

Horários: De 3ª a 6ª feira das 10h00 às 21h00 horas
Sábados, domingos e feriados das 13h00 às 18h00 horas.
Telefone para agendamento de escola: (11) 3662.7200