O MAB-Centro, localizado no edifício Lutetia da FAAP, apresenta, a partir de 17 de abril de 2007, a exposição “Nós”

A mostra apresenta a produção de 12 artistas, recém-formados no curso de Educação Artística da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, e marca o início da atuação dos ex-alunos como artistas profissionais, prontos para o ingresso no mercado artístico.

Sob a curadoria do Prof. Marcos Moraes, Coordenador do curso de Artes Plásticas da FAAP, a exposição é fruto de um trabalho realizado ainda na faculdade, cujo objetivo é possibilitar aos alunos a oportunidade de experimentar o ato de criar uma mostra. Os estudantes passaram por todas as fases necessárias que antecedem a sua realização, tais como: conhecimento do espaço físico, escolha das obras, criação de um projeto, produção para viabilizar a instalação dentro da área da exposição, entre outras. O resultado reúne 13 obras, marca a conclusão do curso e abre as portas para os novos rumos que cada artista irá tomar.

Em paralelo, a Martins Editora Livraria abrirá uma nova filial no térreo do edifício Lutetia, de propriedade da FAAP. Com cerca de 200m², a livraria contará com um acervo de cerca de 50 mil títulos, entre livros nacionais e importados e um pequeno café. O espaço também abrigará eventos culturais, como noites de autógrafos e leituras com autores convidados.

O primeiro evento será realizado no dia 17 de abril, com o lançamento do livro de poemas “Página Órfã”, de Régis Bonvicino. Na mesma ocasião também será comemorada a inauguração da nova filial.

Edifício Lutetia
O Edifício Lutetia foi projetado por Ramos de Azevedo e construído na década de 20. Exemplo marcante da arquitetura que predominou no centro paulistano na primeira metade do século XX, o prédio é um símbolo histórico. Em 1992 foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação – CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

Situado a 100 metros da sede da Prefeitura, o edifício, que se transformou em um centro de cultura, abriga a Residência Artística FAAP, uma modalidade contemporânea de apoio à produção artística, equivalente às antigas bolsas de viagens, cujo objetivo principal é servir de residência temporária para artistas brasileiros e estrangeiros. O objetivo é que eles possam desenvolver projetos artísticos e trocar experiências e conhecimentos com alunos e professores da Fundação.

No primeiro e no segundo andar do prédio, está localizado o MAB-Centro, uma extensão do Museu de Arte Brasileira da FAAP, destinado a abrigar exposições.

Agora, o andar térreo foi locado para a livraria e café Martins Fontes, enriquecendo ainda mais este espaço cultural na Praça do Patriarca. Sua decoração será condizente com o estilo do prédio.

Fotos

Exposição “Nós”

Data: de 17 de abril a 29 de junho de 2007
Local: MAB-Centro - Edifício Lutetia  - 1º andar
Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Centro
CEP 01002-010 - São Paulo - SP
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 10h00 às 18h00
                                              Sábados e domingos: fechado
Tel: (11) 3101-1776
Email:  mabcentro@faap.br

Entrada franca

Lançamento Martins Editora Livraria
Data: 17 de abril de 2007
Local: Edifício Lutetia  - Térreo
Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Centro
Tel: (11) 3106.9133

E-mail: patriarca@martinseditora.com.br