FAAP conquista pela terceira vez consecutiva o Prêmio Top Social ADVB

Pelo terceiro ano consecutivo, a FAAP conquistou o prêmio Top Social ADVB, que tem por objetivo distinguir as organizações que desenvolvem ações sociais com critério e responsabilidade.

Neste ano, o projeto vencedor foi "Cooperação no Desenvolvimento de Barra do Chapéu", no qual a FAAP "adotou" o município, contribuindo para seu desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Este projeto teve início em 2005, a partir da assinatura de um termo de compromisso entre a FAAP e a Prefeitura Municipal de Barra do Chapéu, e com a interveniência do Estado de São Paulo, por sua Casa Civil, representada por seu titular na época, Dr. Arnaldo Madeira.

O termo pretendeu estabelecer a mútua cooperação direcionada à realização de levantamentos e estudos em busca de soluções técnicas na implantação de medidas administrativas adequadas, nos campos da inclusão digital, desenvolvimento do cooperativismo e gestão empresarial, e ainda a análise de projetos de arquitetura e engenharia para construção civil, saneamento, e de outras atividades correlatas.

A proposta inicial é a de fornecer ferramentas adequadas, principalmente no que diz respeito à transmissão de informação, conhecimento e propriedade intelectual, para que a cidade consiga por conta própria, manter o desenvolvimento alcançado após a interferência da FAAP e, no médio e longo prazo, crescer e progredir.

Nesse sentido a FAAP já ministrou cursos de inclusão digital e de web; doou uma sala de informática com computadores, mesas, cadeiras e impressora; realizou um encontro de governança para discutir problemas regionais; está auxiliando na elaboração do Plano Diretor e lançou um curso subsidiado pela FAAP de Gerenciamento Municipal, doando, inclusive, 70 carteiras para a viabilização dessas aulas.

Este grande projeto, que irá continuar durante 2006, envolveu não só a cidade de Barra do Chapéu, mas também municípios vizinhos como Apiaí, Ribeira, Itaóca e Nova Campina, que têm participado dos cursos e eventos oferecidos.

A FAAP tem como propósito envolver seus alunos dos diversos cursos, despertando interesse para a responsabilidade social e auxiliando-os em sua capacitação nas atividades profissionais inerentes à especialidade de cada um, pois estarão trabalhando e solucionando problemas reais.

Mas seu principal objetivo é melhorar a condição de vida dos habitantes, propiciando o desenvolvimento sustentável do município e, por conseqüência, elevando seu IDH e transformando a cidade em um espaço melhor para se viver.

Em 2005 a FAAP conquistou o Top Social com o "Fome de Saber", no qual foram construídas oito bibliotecas completas em municípios do Estado de São Paulo, contribuindo para o incentivo ao hábito de leitura de 40 mil moradores das cidades beneficiadas.

Em 2004, o prêmio foi concedido devido ao projeto "Museu de Arte Brasileira da FAAP: um caso de inclusão cultural", que mostrou a contribuição da atuação de seu museu no processo de inclusão cultural e social, através da disseminação da arte, da cultura e da educação junto às escolas da rede pública.