O MAB-Centro da FAAP inaugura, a partir de 22 de setembro de 2006,
as exposições “9 Contemporâneos” e “Trajetos”.


1º andar - Exposição "9 Contemporâneos"

Sob a curadoria da Profª Maria Izabel Branco Ribeiro, Diretora do MAB - FAAP (Museu de Arte Brasileira), a exposição reúne, em um mesmo espaço, nove artistas/professores da FAAP. São 14 obras selecionadas pela contemporaneidade de sua produção - a partir de 1995 – e pertencentes ao acervo do museu.

A reunião destes artistas, com carreiras solidamente construídas, provoca uma abordagem onde a diferença entre estilos, conceitos de trabalho, materiais e técnicas utilizadas enriquecem a exposição e a tornam dinâmica. Grafite, xilogravura, acrílica, óleo, impressão digital são exemplos de técnicas que podem ser encontradas nas obras exibidas.

Veja as fotos

Os nove artistas e professores dos cursos de artes da FAAP são:

Beth Moysés
Edson Lourenço
Geórgia Kyriakakis
Herman Tacasey
Lázaro Eliseu Moura
Luiz Cláudio Mubarac
Mônica Barth
Sandra Cinto

2º andar - Exposição "Trajetos"

Reúne 13 artistas recém-formados no curso de bacharelado da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP e marca o início da atuação dos ex-alunos como artistas profissionais, prontos para ingressarem no mercado artístico.

Sob a curadoria do Prof. Marcos Moraes, Coordenador do curso de Artes Plásticas da FAAP, a mostra é fruto de um trabalho realizado ainda na faculdade, cujo objetivo era possibilitar aos alunos a oportunidade de experimentar o ato de criar uma exposição. Os estudantes passaram por todas as fases necessárias que antecedem a sua realização, tais como: conhecimento do espaço físico, escolha das obras, criação de um projeto, produção para viabilizar a instalação da obra dentro do espaço expositivo, além de todas as outras etapas necessárias para torná-la concreta. O resultado reúne 13 obras, finaliza a conclusão do curso e abre as portas para os novos rumos que cada artista irá tomar.

Veja as fotos

Os 13 artistas são:
Alexandre Assaly
Ana Kesselring
Camila Schmidt Veiga
Carlota Mazon Albejante
Floriana Breyer
Julia do Val
Lavinia Camargo
Mariana Shellard
Mila Zacharias
Renata Castro Fagundes
Renata De Bonis
Rodrigo Scotto Sassi
Thalita Hamaoui

Sobre o Edifício Lutetia

O edifício, de propriedade da FAAP, é um projeto de Ramos de Azevedo, inaugurado na década de 20. Exemplo marcante da arquitetura que predominou no centro paulistano na primeira metade do século XX, o Lutetia é um verdadeiro símbolo histórico. Em 1992, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação - CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), conforme resolução 37/CONPRESP/92.

A construção faz parte de um conjunto de três prédios independentes com uma fachada única, tendo 8 pavimentos, mais o térreo e o subsolo, em um terreno de 256m2.

A iniciativa da FAAP de restauração do Lutetia, que tem o apoio da Prefeitura, da Emurb, do DPH e da ONG Viva o Centro, tem como objetivo promover a revitalização do Centro e incentivar a visitação dos transeuntes.

Desde fevereiro de 2004 (quando se comemoraram os 450 anos da cidade de São Paulo), o prédio ganhou um novo espaço cultural destinado a abrigar exposições: o MAB-Centro.

O local também abriga a Residência Artística FAAP, destinada a artistas brasileiros e estrangeiros que atuam nas áreas de artes, comunicação e arquitetura.

Os selecionados ficam por alguns meses hospedados nos dez amplos estúdios existentes no Lutetia, desenvolvendo projetos artísticos e transmitindo suas experiências e conhecimentos aos alunos e professores da FAAP. Posteriormente, também é aberta a possibilidade de expor seus trabalhos no MAB-Centro.

Recentemente, a FAAP firmou uma parceria com a Fundação Bienal para abrigar, em sua Residência Artística FAAP, os artistas do programa de residência internacional selecionados para a 27ª Bienal de São Paulo, com a finalidade de desenvolverem pesquisas para a produção das obras que integrarão esta edição, cujo tema será Como Viver Junto.

Esses espaços (69m2 ou 79m2) foram totalmente reformados e mobiliados. O prédio oferece a estrutura necessária para os moradores: segurança 24 horas, lavanderia e almoxarifado, sala de convivência, futuras instalações de uma livraria e uma grande sala de múltiplos usos (ateliê coletivo, reuniões e encontros, palestras e discussões, projeções, entre outros).

Exposições “9 Contemporâneo” e “Trajetos”

Data: 22 de setembro a 13 de outubro de 2006
Horário de funcionamento: Segunda a sexta - das 10h00 às 18h00
                                                   Sábados e domingos - fechado
Local: MAB- Centro da FAAP - Edifício Lutetia
End: Praça do Patriarca, 78 - Centro
CEP 01002-010 São Paulo - SP
Informações: (11) 3101-1776
Email: mabcentro@faap.br