Apresentação

A Conferência Internacional Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (RIO+20) consolida o foco das atividade do Centro de Estudos em Energia e Sustentabilidade da FEFAAP. O objetivo do Centro é fomentar o debate científico e tecnológico, promover conferências, seminários, palestras, workshops, além de desenvolver pesquisas que coloquem o assunto em debate e apresentem novas propostas de uso consciente dos recursos naturais e de energia.

Vinculado à Faculdade de Engenharia da FAAP, que abriga o curso de Engenharia Química com ênfase em Energia e Sustentabilidade, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia de Produção – o CEES congrega especialistas em energia, sustentabilidade, meio ambiente, agronegócios, energias renováveis – visando debater a importância da matriz energética global, bem como seu impacto na sustentabilidade do planeta.

O CEES conta com a parceria da Fundação de Apoio da Universidade de São Paulo – FUSP, que contribui na elaboração de conteúdos programáticos para as disciplinas de biomassa, centrais hidroelétricas, energia solar fotovoltaica, energia eólica, produção e armazenamento de hidrogênio, entre outras. O CEES também tem como objetivo promover o intercâmbio com entidades congêneres no Brasil e no exterior, bem como propiciar à comunidade de pesquisadores o repensar os valores sustentáveis por meio cursos de pós-graduação, extensão universitária e de aperfeiçoamento técnico.

A energia e os problemas que envolvem o seu consumo se tornaram significativos em âmbito global, não sendo mais possível se manter alheio aos efeitos da exploração predatória e descontrolada. A nossa intenção com o Centro de Estudos é discutir e trazer novas soluções que levem ao consumo sustentável e ao desenvolvimento econômico do Brasil.

Uma das atividades do CEES é contribuir com o contínuo aprimoramento dos profissionais que atuam na área de energia, meio ambiente e sustentabilidade, tornando-os cada vez mais engajados e qualificados em suas ações. Juntamente com Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Alvares Penteado e o IEE_USP promovemos a Conferência Internacional Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (RIO+20).

Mudança climática e sustentabilidade são temas cada vez mais importantes para governos, empresas e pessoas em todas as partes do mundo.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD) irá ocorrer no Brasil, entre os dias 20 e 22 de junho de 2012, marcando o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD) ocorrida em Johanesburgo em 2002. Esta contará com a presença de Chefes de Estado e de Governo e dela resultará a produção de um documento. O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

Os olhos do mundo estarão voltados para a conferência Rio+20 e por esta razão o Centro de Estudos de Energia e Sustentabilidade da Faculdade de Engenharia da FAAP promove esta conferência com os olhos no futuro contribuindo no debate de tema relevante para a sustentabilidade do planeta.

Fundação Armando Alvares Penteado
Faculdade de Engenharia
Rua Alagoas, 903 Prédio 3 - Higienópolis - São Paulo - SP CEP 04212-902
Tel.:(11) 3662-7362 - inova@faap.br