FACULDADE DE ENGENHARIA
Centro de Convenções FAAP
São Paulo - Brasil

23 de outubro de 2012
08h30-17h30

Público Alvo
Indústria, governo, pesquisadores,
especialistas, técnicos, profissionais da área de energia

Organizadores
Faculdade de Engenharia - FAAP
Centro de Estudos de Energia e
Sustentabilidade - FAAP

Inscrições gratuitas*

Informações
cees@faap.br

* Número limitado de inscrições

Apresentação

Vinculado à Faculdade de Engenharia da FAAP, que abriga o curso de Engenharia Química com ênfase em Energia e Sustentabilidade, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, e Engenharia Elétrica – o CEES congrega especialistas em energia, sustentabilidade, meio ambiente, energias renováveis, construções sustentáveis, sistemas de produção, e agronegócios, – visando debater a importância da matriz energética global, bem como seu impacto nos processos produtivos e na sustentabilidade do planeta.

O CEES conta com a cooperação acadêmica da Fundação de Apoio da Universidade de São Paulo – FUSP, que contribui na elaboração de conteúdos programáticos para as disciplinas de biomassa, centrais hidroelétricas, energia solar fotovoltaica, energia eólica, produção e armazenamento de hidrogênio, entre outras. O CEES também tem como objetivo promover a cooperação técnico-científica com entidades congêneres no Brasil e no exterior, bem como propiciar à comunidade de pesquisadores e o setor produtivo o repensar os valores sustentáveis por meio de projetos de pesquisas, seminários, cursos de pós-graduação, extensão universitária e de aperfeiçoamento técnico.

A energia e os problemas que envolvem o seu consumo se tornaram significativos em âmbito global, não sendo mais possível se manter alheio aos efeitos da utilização descontrolada. A proposta do Centro de Estudos é discutir e trazer novas alternativas que levem ao consumo sustentável e ao desenvolvimento econômico do Brasil.

Uma das atividades do CEES é contribuir com o contínuo aprimoramento dos profissionais que atuam na área de energia, meio ambiente e sustentabilidade. Com este objetivo promovemos juntamente com Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Alvares Penteado e o IEE_USP a Conferência Internacional Planejamento e Eficiência Energética.

As mudanças radicais ocorridas, ao longo dos anos destacam a importância estratégica do campo de planejamento energético. O tema é tão abrangente que exige um enfoque multidisciplinar, a partir da contribuição de diversos campos do conhecimento para uma análise completa de suas dimensões, de forma a contribuir em propostas viáveis para o planejamento, caracterizando uma área interdisciplinar de natureza essencialmente aplicada. O tema repercute em todos os campos do conhecimento. Nas Engenharias os estudos específicos se concentram no projeto e na construção de dispositivos e equipamentos mais eficientes para a geração, transformação, transporte e utilização final da energia, na eficiência dos processos de produção e desenvolvimento de propostas para construções sustentáveis na engenharia civil. Em outras ciências, e em particular no planejamento, o que se buscou foi complementar a dimensão tecnológica com uma análise política, econômica, social e, enfim, ecológica da questão energética.