Biblioteca

Serviços

Empréstimos

Só será efetuado quando o usuário não tiver pendências com a Biblioteca.
Para empréstimo é necessária a apresentação do Cartão de Identificação da FAAP (pessoal e intransferível) ou impresso oficial em caso de Empréstimos entre Bibliotecas.
Nenhum material deverá sair da Biblioteca sem ser registrado no balcão de atendimento

Renovações

Este procedimento poderá ser realizado no balcão de atendimento ou pela internet, se o material não possuir reserva, não estiver em atraso e o usuário não tiver pendências com a Biblioteca.

 Como renovar pela internet

Reservas

Poderá ser realizada pela internet ou no balcão de atendimento, se todos os exemplares estiverem emprestados e o usuário não tiver pendências com a Biblioteca.
O material, ao retornar do empréstimo, permanecerá reservado pelo prazo de dois dias úteis.
Após este período, fica automaticamente cancelado o pedido de reserva e, caso o material possua outras reservas, passará diretamente para o próximo da lista. 

 Como reservar pela internet

Solicitação de malotes - materiais de outras unidades

Poderá ser realizada pela internet ou no balcão de atendimento, se todos os exemplares da unidade do usuário estiverem emprestados e o mesmo não tiver pendências com a Biblioteca.

 Como solicitar malote pela internet

Devoluções

Os usuários devem observar o prazo de devolução, evitando multa diária e pendências.
Para empréstimos especiais (Multimeios, Periódicos, Referência, Normas Técnicas e Mapas) a multa é de R$ 5,00 por dia e por material, além de suspensão de 7 dias.
OBS: As multas são geradas somente após devolução dos materiais.

 Como verificar materiais pendentes pela internet

Empréstimos Entre Bibliotecas (EEB)

A Biblioteca mantém convênio com outras instituições universitárias para empréstimo de materiais.

Usuário FAAP:

A solicitação deverá ser realizada com uma das bibliotecárias que fornecerá o formulário próprio. O usuário não poderá ter pendências com a Biblioteca.

OBS: É importante respeitar os prazos e normas estabelecidos pela instituição da qual estão retirando os materiais, pois, em caso de atrasos ou não cumprimento das normas de EEB, a Biblioteca da FAAP poderá ser suspensa, prejudicando outros usuários que necessitem deste serviço.

Usuário de outras instituições:

O usuário deverá verificar em sua Biblioteca se a mesma possui convênio com a Biblioteca FAAP, caso não haja, deverá ser solicitada a aprovação.

Instruções básicas:
  • Envio dos dados da Instituição para aprovação do convênio e abertura do cadastro em nosso sistema;
  • Após cadastro, o usuário da respectiva instituição deverá realizar pesquisa em nossa base de dados (http://www.faap.br/biblioteca/pergamum.htm), verificar  disponibilidade do material. Não emprestamos livros caso haja somente um exemplar no acervo;
  • São permitidos apenas empréstimos de livros, podem ser emprestados até 03 exemplares simultaneamente por instituição, com  prazo de devolução de 10 dias úteis;
  • A multa por atraso de livros é de R$ 3,00  por dias úteis e por material,  os dias de atraso serão duplicados e revertidos em dias de suspensão de empréstimos e renovações para instituição;. 
  • Após atraso de um usuário da respectiva instituição, a mesma só estará novamente habilitada para empréstimos e renovações após quitação do débito pendente e cumprimento do período de suspensão conforme explicado acima.

Comutação Bibliográfica (Comut)

Serviço de solicitação de cópias e/ou empréstimo de artigos de periódicos, capítulos de monografias, partes de anais de eventos, dissertações e teses disponíveis em bibliotecas nacionais e/ou internacionais, aos usuários internos, mediante taxas preestabelecidas pelo IBICT - coordenador do programa COMUT - e/ou pela biblioteca FAAP.

Visitas Monitoradas 

Visitas agendadas no início de cada período letivo, para os alunos do primeiro semestre, com o intuito de apresentá-los à Biblioteca e orientá-los sobre os recursos e serviços oferecidos.

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