Slide thumbnail

TRADIÇÃO, CULTURA E INOVAÇÃO

TRADIÇÃO, CULTURA E INOVAÇÃO

Slide thumbnail
ícone Lápis

FAAP 70 ANOS

Sustentada nos pilares da tradição, cultura e inovação, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) completa 70 anos de história, formando gerações de executivos, cineastas, artistas plásticos, arquitetos, advogados, engenheiros, publicitários, entre tantos outros profissionais. Mas, em todos esses anos, a FAAP também esteve comprometida em preparar os alunos para serem cidadãos globais, aptos a enfrentar o competitivo e diversificado mercado de trabalho, além de um mundo em constante transformação.

A FAAP é marcada por uma trajetória em que a arte e a criatividade sempre estiveram presentes. Assim, ao mesmo tempo em que preserva a história de sua fundação, tornando-se uma referência no ensino das artes e na difusão da cultura, a instituição cultiva a modernidade, inovando em seus cursos, na infraestrutura e na incorporação, a cada ano, de novas áreas de conhecimento.

Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação, cursos livres e de extensão, programas de idiomas e de intercâmbio, palestras e núcleo de estudos fazem da FAAP um grande polo de educação, que transpôs os limites de São Paulo para continuar aprimorando o ensino e difundindo as artes. Hoje, a FAAP está presente também em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

Um dos maiores trunfos da FAAP nessas sete décadas é manter o ensino em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. Mais ainda, contribuindo com a formação cultural de seus alunos, sendo a única instituição de ensino em São Paulo a reunir, em um mesmo campus, um museu e um teatro – grandes marcos da capital paulista.

O Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP) e o Teatro FAAP são benefícios que também se estendem à população.

Além de constituir um acervo de qualidade, com mais de 3 mil obras, o museu possui estreita parceria com os principais museus do mundo como Louvre, Pergamon e Kremlin e apresenta importantes e representativas exposições – nacionais e internacionais - que movimentam a cidade, como Barroco no Brasil; Antropofagia; Diversidade religiosa no Brasil; China: Arte Imperial, Arte do Cotidiano, Arte Contemporânea; Napoleão; A Herança dos Czares; A Arte no Egito no Tempo dos Faraós; Moda no Brasil: criadores contemporâneos, entre tantas outras que marcam o circuito cultural e artístico.

No campo das artes cênicas, a FAAP trouxe ao seu Teatro peças aclamadas pela crítica, como Mademoiselle Chanel, com a inesquecível Marília Pêra; Hamlet, com Wagner Moura; Ensina-me a Viver, com Glória Menezes; Restos, com Antônio Fagundes; e Incêndios, com Marieta Severo, entre outras.

Pioneirismos

Nesses 70 anos, a FAAP também inovou ao implantar o primeiro curso de graduação em Design da cidade de São Paulo - ainda na década de 1960 - e o primeiro no País do ensino superior particular; o único bacharelado em Animação no estado de São Paulo, em 2015, e o tecnológico em Produção Cultural, em 2016; ao introduzir – nos anos 1970 - noções sobre Empreendedorismo em todos os cursos de graduação; ao criar a primeira Empresa Junior do País, em 1989; aos lançar os primeiros cursos de especialização para gestores públicos e outro para profissionais do mercado de luxo; e possuir uma Residência Artística em São Paulo e – também - manter uma em Paris, na Cité des Arts.

Somam-se a essas características, o fato da FAAP ter sido a primeira instituição de ensino a ter implantado - em 2004 - áreas de conectividade com tecnologia wifi em todo o campus, contando, ainda, com suporte smartboards (lousa interativa) em todas as salas de aula. Em 2006, criou uma sala de reuniões cúbica, transparente e giratória, em parceria com empresas de tecnologia, com vidro de cristal líquido, foto-térmicos, tecidos plásticos e um sistema de iluminação programável - tecnologias inovadoras para a época.

A FAAP também foi pioneira ao implantar sistemas de ensino como a formação múltipla, em que o aluno tem opção de cursar até quatro disciplinas extras de outros cursos de graduação da instituição, sem custos, com o objetivo de desenvolver nos estudantes habilidades como versatilidade e capacidade para atuar em diferentes contextos. Também proporciona a proximidade dos alunos com as lideranças dos diversos setores da economia, a fim de preparar profissionais qualificados para o mercado global.

A internacionalização do campus também é outra particularidade da FAAP, que recebe, mais de 350 estrangeiros por semestre, além de enviar todos os anos alunos para programas de intercâmbio nas universidades parceiras. Hoje, possui convênios com mais de 300 instituições de ensino em todo o mundo, em 50 países dos cinco continentes.

A Fundação também sedia desde 2012, em São Paulo, o Instituto Confúcio para Negócios, que já tem tido frutos como a premiação, em 2015, como um dos melhores do mundo. A área desenvolve programas educacionais relacionadas à China, como cursos de mandarim, de negócios e treinamentos in company. Em 2015 e em 2017, a FAAP ampliou a atuação do Instituto, levando também para as unidades de Ribeirão Preto e São José dos Campos, respectivamente.

Estas características somadas ao sucesso dos profissionais formados - que hoje têm grande destaque no mercado de trabalho - e à credibilidade alcançada - nacionalmente e internacionalmente no meio acadêmico e das artes - são a prova de que a FAAP está no caminho certo rumo aos próximos 70 anos.

Continuar leitura

VISÃO

Que o profissional formado pela FAAP esteja apto a entender as profundas transformações que serão experimentadas pelo mundo no futuro e consiga obter sucesso pessoal e profissional.

MISSÃO

Fomentar e difundir conhecimento, postura ética, pensamento crítico, arte, cultura e espírito empreendedor de forma inovadora e com excelência, visando formar cidadãos críticos e seres humanos conscientes, capazes de liderar de forma inspiradora uma transformação positiva e sustentável na sociedade.

VALORES

1.Integridade e Ética +
Desenvolver e estimular condutas transparentes, ações sustentáveis e relações duradouras, pautadas por uma postura ética, consciente, honesta, respeitosa, leal e justa. 2.Excelência +
Buscar a excelência na qualidade acadêmica, na capacidade de se integrar a uma economia globalizada e na propagação da cultura e arte. 3.Internacionalização +
Desenvolver programas que estimulem o intercâmbio de conhecimento, o aprendizado de novas culturas e a habilidade de atuação em uma sociedade globalizada, considerando que o futuro de cada jovem não se limita ao horizonte do seu país, mas ao mundo globalizado. 4.Espírito empreendedor +
Incentivar um comportamento pró- ativo, promovendo atividades que quebrem barreiras, de forma a desenvolver uma postura empreendedora seja em um negócio próprio ou não. 5.Inovação e Criatividade +
Estimular novas iniciativas que alterem as formas de pensar e as perspectivas, liderando novos entendimentos e costumes. 6.Humanidades, Cultura e Arte + Promover pensamento crítico, autonomia moral, convivência com a diversidade cultural, conhecimento das variadas formas de manifestação artística e leitura de diferentes cenários atuais e futuros.

LINHA DO TEMPO

ANOS
40

1947 – A história da Fundação começa no início do século 20, quando o Conde Armando Alvares Penteado idealizava um centro cultural aglutinador de talentos do mundo das artes.

ANOS
50

1953 - Criação do Curso de Formação de Professores de Desenho.

1957 - Os cursos de artes oferecidos pelo Instituto de Arte Contemporânea - IAC e pelo Museu de Arte passaram a acontecer na FAAP.

1959 – Foi fundada a Biblioteca da FAAP.

ANOS
60

1960 - Foi instituído o Museu de Arte Brasileira – MAB FAAP.

1961 – Foi realizada a primeira exposição do Museu, dedicada aos 300 anos do Barroco no Brasil.

1964 – Aconteceu a 1ª Anual de Arte. A FAAP passou a dar espaço para a revelação de talentos entre seus alunos.

1966 – O Museu de Arte Brasileira seguiu organizando exposições marcantes, tanto de arte brasileira como internacional, provenientes dos principais museus do mundo.

1967 – Criação da primeira faculdade da FAAP: Faculdade de Artes Plásticas e Comunicações.

A Faculdade era dividida em duas áreas distintas:
Artes Plásticas: com os cursos de Comunicação Visual, Desenho Industrial (primeiro curso em São Paulo e o primeiro no Brasil entre as instituições de ensino particular) e o pioneiro curso de licenciatura em Desenho e Plástica (atual curso de Artes Visuais).

Humanidades e Comunicações: com habilitações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e polivalentes (Cinema e Rádio e TV).

1967 – Criou-se a Faculdade de Engenharia.

ANOS
70

1972 – Criou-se a Faculdade de Administração.

1972 – A Faculdade de Artes Plásticas e Comunicações foi reconhecida oficialmente e, no ano seguinte, desmembrada em duas.

1973 - Criação da Faculdade de Economia.

1976 – O curso polivalente se desmembrou em duas habilitações: Cinema, nascido dos cursos livres que a FAAP oferecia nos anos 1950 e 1960, e Rádio e TV, primeiro curso de graduação entre as instituições de ensino particulares de São Paulo.

1976 – Inauguração do Teatro FAAP, considerado um dos espaços mais representativos da cultura em São Paulo. Desde a sua abertura, vem contribuindo com a promoção da cultura e da educação no circuito paulistano. A primeira peça apresentada foi A moratória, de Jorge Andrade, e com direção de Emílio Di Biasi.

ANOS
80

1981 – A FAAP passou a oferecer cursos de pós-graduação.

1988 – Nascia o Colégio FAAP.

1986 – Criação do departamento Central de Estágios, denominado atualmente Gestão de Carreiras.

1989 – Nascia a Empresa Júnior FAAP, a primeira entre as faculdades do Brasil.

ANOS
90

1990 – Criação da Faculdade de Computação e Informática.

1990 – Abertura dos cursos livres FAAP Moda ligados à Faculdade de Artes Plásticas.

1995 – Criação do curso de Arquitetura e Urbanismo.

1995 – Fundação da Associação de Antigos Alunos.

1995 – A FAAP começou a realizar exposições em Brasília em parceria com importantes órgãos governamentais.

1996 – FAAP firmou convênio com a Cité des Arts, que permite enviar um artista por semestre para Paris para residir no estúdio 1422 e desenvolver sua pesquisa. Em 1997, o primeiro artista a iniciar o Programa de Residência Artística da FAAP na Cité des Artes foi Marco Di Giorgio.

1998 – Criação do curso de Administração com ênfase em Hotelaria.

1998 - Criação do curso de Relações Internacionais vinculado à Faculdade de Economia.

1998 – Implantação do programa de MBA da Faculdade de Administração da FAAP.

1999 - Criação da Faculdade de Direito.

1999 - O Museu de Arte Brasileira passou a oferecer Serviço Educativo.

ANOS
2000

2000 - Inauguração da Academia FAAP.

2000 - A FAAP, com apoio dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição, iniciou a restauração e reforma do Edifício Lutetia (década de 1920), de propriedade da Fundação, localizado na Praça Patriarca, no centro de São Paulo. O prédio restaurado foi inaugurado em 2004, abrigando a extensão do Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB Centro) e, posteriormente, a Residência Artística FAAP.

2001 – Criação do Curso Sequencial de Moda.

2001 - Criação da Assessoria em Relações Internacionais, denominado hoje como departamento FAAP Internacionalização, que realiza convênios com universidades de diversos países.

2003 – Inauguração do Centro de Criatividade e Empreendedorismo, denominado atualmente como Centro de Empreendedorismo.

2003 – Criação do Departamento FAAP Responsabilidade Social.

2003 - Início do Programa de Intercâmbio da FAAP.

2004 - Início do Curso de Português para estrangeiros.

2005 - Abertura das unidades da FAAP em São José dos Campos e Ribeirão Preto.

2006 – A Residência Artística FAAP foi oficialmente inaugurada e recebeu 10 artistas da 27ª Bienal de SP, dando início a um programa que permanece ativo até hoje.

2006 – Iniciou-se o inédito programa de exposições dos alunos formados em Artes Visuais no MAB Centro.

2007 - Foi criado o curso sequencial em Produção Cultural - primeiro do Brasil – e que deu origem ao Tecnológico em Produção Cultural (criado em 2016).

2008 – Criação do curso de graduação em Design de Moda.

2009 - A FAAP passou a oferecer cursos preparatórios para exames internacionais: CELPE-BRAS, TOEFL, TOEIC e IELTS e tornou-se posto aplicador dos exames TOEFL, TOEIC e IELTS.

2009 – A FAAP começou a oferecer cursos de idiomas: Inglês e Espanhol.

2009 – Início das atividades do escritório da FAAP em Brasília.

2009 – Criação do curso pioneiro Alta Gastronomia vinculado à Faculdade de Artes Plásticas.

ANOS
2010

2011 - Colégio FAAP Ribeirão Preto começou as atividades com a primeira turma.

2012 – A FAAP é pioneira ao implantar a formação múltipla nos cursos de graduação, possibilitando que o aluno curse até quatro disciplinas extras, por semestre, de qualquer curso de graduação da Instituição, sem custos.

2012 – A FAAP passou a sediar o Instituto Confúcio para Negócios, que desenvolve programas educacionais relacionadas à China, como cursos de mandarim, de negócios e treinamentos in-company.

2013 – Criação do NiMD (Núcleo de Inovação em Mídias Digitais).

2015 - Inauguração do Instituto Confúcio para Negócios no campus da FAAP em Ribeirão Preto.

2015 – Foi criado o curso de Animação – primeiro bacharelado em São Paulo.

2016 – Criou-se o curso Tecnológico em Produção Cultural – primeiro tecnológico em São Paulo.

2017 – O campus da FAAP em São José dos Campos passou a sediar o Instituto Confúcio para Negócios.

voltar
avançar

O TEMPO

Selecione uma data na linha do tempo

Selecionar outra data ^

LOGOMARCA
COMEMORATIVA

Em 2017, a instituição completa 70 anos de história. Para comunicar essa data especial foi desenvolvido um logotipo comemorativo composto da marca original da FAAP, com a inclusão de um selo informativo dos 70 anos.

Esse logotipo será utilizado em substituição ao logotipo FAAP durante o ano todo de 2017. As aplicações precisam ser aprovadas pelo departamento de marketing.

VERSÃO PRINCIPAL

VERSÃO SECUNDÁRIA

VERSÃO PRINCIPAL EM INGLÊS

VERSÃO SECUNDÁRIA EM INGLÊS

REVISTA FAAP 70 ANOS

Confira a Revista FAAP edição comemorativa de 70 anos.

PERSONALIDADES

“Alguns convidados especiais que passaram pela FAAP ao longo de 70 anos”

< > de

FOTOS E VÍDEOS

Confira as ações realizadas no campus

CICLO DE DEBATES
Painel de internacionalização FAAP
Ciclo de Debates 01/06/17
Aula de Spinning
Aula de Spinning
Aula de Spinning
Aula de Spinning
Painel de internacionalização FAAP
Painel de internacionalização FAAP
Ciclo de Debates 01/06/17
Vídeo

X

Por favor, atualize seu Plugin do Flash para viualizar o vídeo

Atualizar flash

Painel de internacionalização FAAP

Quiz FAAP
Quiz FAAP
Quiz FAAP
Quiz FAAP
Quiz FAAP
Quiz FAAP
Quiz FAAP
Quiz FAAP
Quiz FAAP
Quiz FAAP
Quiz FAAP
Vídeo

X

Por favor, atualize seu Plugin do Flash para viualizar o vídeo

Atualizar flash

Quiz FAAP 70 Anos

Flash MOB FAAP
Flash MOB FAAP
Flash MOB FAAP
Flash MOB FAAP
Flash MOB FAAP
Flash MOB FAAP
Vídeo

X

Por favor, atualize seu Plugin do Flash para viualizar o vídeo

Atualizar flash

Flash Mob FAAP 70 Anos

lingueta

R. ALAGOAS, 903 - HIGIENÓPOLIS - SÃO PAULO - SP
TELEFONE:(11) 3662-7000

logo faap
Voltar ao Topo