Programação

Mostra de Fotografia

A 20ª edição da Mostra de Fotografia dos alunos tem como tema "Brasil 2018". MAB FAAP - Mezanino

9H20 ÀS 11H – PLANEJAMENTO DE MÍDIA - AGRO A INDÚSTRIA-RIQUEZA DO BRASIL

Estratégias de comunicação e marketing para conectar o consumidor com o produtor rural, desmistificar a produção agrícola aos olhos da sociedade urbana e ao mesmo tempo promover todos os elementos que compõem a indústria agra do país. Com José Petroski, Gerente de Planejamento da Rede Globo.

Local: Auditório 2


9H20 ÀS 11H – COMO SE PREPARAR PARA A ERA DOS DADOS NA COMUNICAÇÃO

Uma discussão sobre os desafios do mercado de publicidade em uma era orientada por dados. Quais os desafios desta indústria, como se preparar para este mercado de trabalho e como contribuir positivamente para sua evolução. Com Ana Cester, Agency Measurement Lead, Facebook.

Local: Centro de Convenções


9H20 ÀS 12H50 – DO CURTA AO LONGA

A experiência da realização do primeiro longa-metragem. Debate com os ex-alunos da FAAP: Gregório Grazioze, diretor do longa "Obra"; Francisco Garcia, diretor do filme "Cores"; Fernanda Pessoa, diretora do filme "Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contavam"; Paulinho Caruso, do filme "T.O.C"; e Michael Wahrmann, do filme "Avanti Popolo".

Local: Auditório 1


11H10 ÀS 12H50 – 65 ANOS DA REDE RECORD

Os 65 anos de história da emissora, cobertura política, fakenews e os impactos na democracia. Com os apresentadores Adriana Araújo, Jornal da Record; e Heródoto Barbeiro, Jornal da Record News.

Local: Centro de Convenções


14H ÀS 17H - OFICINA DE DIREÇÃO DE ATORES

Oficina com a preparadora de elenco e diretora Alexandra da Matta. Introdução teórica prática sobre as ferramentas de direção e exercícios de preparação. Exercício com atores profissionais numa cena previamente escolhida.
Data:17/09 e 18/09
Vagas Limitadas, inscrições na Diretoria de Comunicação

Local: Sala 5S17


14H – REVISITANDO A PELÍCULA

Exibição em 16 mm do clássico "Cidadão Kane" (1941), de Orson Welles.
Sinopse: Dirigido por Orson Welles, o longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre no interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

Local: Auditório 1


15H ÀS 18H – JORNALISMO PELA PAZ

O workshop Jornalismo pela Paz, organizado pelo curso de Relações Internacionais da FAAP, é uma iniciativa da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de São Paulo, juntamente com a ONU para trabalhar várias técnicas para melhorar a cobertura jornalística na redução de preconceitos, controle de boatos, checagem de fatos e fontes, além de temas como o jornalismo nas periferias e o jornalismo humanizado. Contará com a presença de Guilherme M., Quebrando o Tabu; Cintia Gomes, Agência Mural; Amanda Kamancheck, editora-chefe da ONG Think Olga; Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, além de um representante das Nações Unidas.

Vagas limitadas, inscrições: https://goo.gl/forms/cJeSPcaAaE64v7YR2

Local: Centro de Convenções


19H30 ÀS 22H - ESTRATÉGIAS DE YOUTUBE: COMO PENSAR EM CONTEÚDOS QUE FAÇAM OS VÍDEOS APARECEREM MAIS

Por que você deixa por último o que sua audiência vê primeiro? Nessa palestra, Camilo Coutinho vai mostrar alguns fatores que podem ajudar a aumentar os cliques dos seus vídeos e assim, ter uma audiência engajada.
Camilo Coutinho é estrategista digital especializado em vídeos e estratégias de otimização para youtube, criador do canal Play de Prata, fundador da Double Play Media, escolhido pelo YouPix como uma das 30 pessoas mais influentes no digital. Desde 2014 é membro oficial do fórum do Youtube em português, membro do programa mundial Youtube Contributor e também é Professor do YouTube Space São Paulo.

Local: Centro de Convenções

9H20 ÀS 11H00 - BRAND SAFETY, TRANSPARÊNCIA, FAKE NEWS E REPUTAÇÃO DA MARCA

André Vinícius, Diretor Executivo do UOL e ex-aluno da FAAP. Em 2017 conquistou o prêmio de profissional de veículo do ano no Caboré e nesta palestra vem falar sobre como fake news afetam a reputação das empresas e falar de estratégias para evitar que anúncios online sejam veiculados em contextos desfavoráveis para a marca.

Local: Centro de Convenções


9H20 ÀS 11H00 – FESTIVAL MOVE CINE ARTE (ARCH)

Sessão do Festival com exibição do longa-metragem "It's All a Plan" seguida por debate com as diretoras do filme Joana Mendes da Rocha e Patrícia Rubano; André Fratti Costa, Curador do Festival e Professor da FAAP; e Steve Bisson, Curador do Festival. Discussões acerca da convergência das expressões artísticas: cinema, arquitetura e artes.

Local: Auditório 1


11H10 ÀS 12H50 - CONTEÚDO DE MARCA, NOVOS CAMINHOS CRIATIVOS

O Branded Content procura contar a história das marcas de forma engajadora, imersiva e, acima de tudo, divertida. Este painel procura investigar as novas soluções que marcas, agências, produtoras e artistas estão desenvolvendo para contar essas histórias.
Com Rafael Grampá, desenhista de quadrinhos e fundador do Handquarters, um estúdio de narrativas multi-plataforma; e Lulie Macedo, Sócia da consultoria de cultura urbana Rolê, jornalista, foi editora na Folha de S. Paulo por 16 anos, onde criou e implementou o projeto da revista Serafina. Mediação de Adriano Cerullo, Professor da FAAP.

Local: Auditório 1


14H – KINOFORUM FAAP

Exibição dos Curtas-Metragens selecionados pelos alunos da FAAP, João Buk de Araújo, Matheus Nery e Raffaella Rosset; seguida de debate sobre a experiência da curadoria de uma primeira mostra.
Curtas: "Peripatético" de Jéssica Queiroz; "A Retirada para um Coração Bruto" de Marco Antônio Pereira; "Superpina" de Jean Santos; "Travessia" de Safira Moreira; "Fazenda Rosa" de Chia Beloto; e "Sujeiro Objeto" de Djalma Calmon e Heraldo De Deus.

Local: Auditório 1


15H - OFICINA DE JORNALISMO

Com Manoel Soares, jornalista do programa "Encontro com Fátima Bernardes" da TV Globo.
O jornalista, filho da exclusão, hoje na TV Globo, luta para não ser engolido pela sedução de um poder de mídia de massa, mas também a não encarnar o paladino do antissistema. "Amar os semelhantes e diferentes para entender a transição de uma existência líquida no universo comunicacional", Manoel busca mudar sempre sem deixar de ser quem é. A fórmula dele tem 5 letras e 1 tonelada: AFETO.
Vagas Limitadas, inscrições na Diretoria de Comunicação

Local: Centro de Convenções


19H30 ÀS 22H – "O PROCESSO" (2018), DE MARIA AUGUSTA RAMOS

Exibição do documentário seguida debate com professores da FAAP: Fernanda Magnotta, Edilamar Galvão, Moira Toledo e André Gatti.
Sinopse: O documentário acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos. A diretora passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta Dilma Rousseff do cargo.

Local: Auditório 01

9H20 ÀS 11H – COMO TRABALHAR A COMUNICAÇÃO E A REPUTAÇÃO DE IMAGEM DO MAIOR E MAIS MOVIMENTADO AEROPORTO DA AMÉRICA DO SUL

Com o processo de concessão, a administração mudou o conceito de comunicação: com foco em prestar mais serviços aos usuários, à imprensa e influenciadores. Conheçam um pouco dessa estratégia e como o aeroporto se transformou em uma das empresas que melhor atende à mídia, segundo prêmio do Centro de Estudos da Comunicação e revista Negócios da Comunicação.

Carlos Lima, Coordenador de Comunicação Externa do GRU Airport - Aeroporto Internacional de São Paulo.

Local: Centro de Convenções


9H20 ÀS 12H – OFICINA: JORNALISMO DE DADOS E ELEIÇÕES

As eleições da era digital têm enfrentado desafios novos: o volume de informação na era do Big Data e também um certo caos informacional produzido por atores interessados em produzir notícias enganosas em vários níveis. Para tornar compreensível esse volume de informações e aferir a sua veracidade, novas técnicas de investigação de dados se fazem necessárias.
Com Daniel Bramatti, Presidente da ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e editor do Estadão Dados.
Vagas Limitadas, inscrições na Diretoria de Comunicação.

Local: LabJor FAAP


9h20 ÀS 12H50 – "A DESTRUIÇÃO DE BERNARDET" (2016), DE CLAUDIA PRISCILA E PEDRO MARQUES

Exibição seguida de debate com Claudia Priscila e Pedro Marques, diretores do filme; Jean-Claude Bernardet, filósofo, crítico de cinema e ator do filme; e Kiko Goyfman, cineasta.
Sinopse: Referência na reflexão sobre o cinema brasileiro, Bernardet resolveu, aos 70 anos, ser ator em longas e curtas experimentais e ousados, dirigidos por jovens realizadores. Neste documentário, o próprio Bernardet reflete sobre as críticas recebidas por suas incursões como ator e revela suas perspectivas de vida, ao mesmo tempo em que precisa lidar com o fato de ser portador do vírus HIV.

Local: Auditório 1


11H10 ÀS 12H50 – ALGORITMOS: NÓS SABEMOS O QUE É BOM PARA VOCÊ!

O impacto dos algoritmos na cultura, democracia e subjetividade; e o capitalismo de plataforma e modelos de negócios. Com os Professores da FAAP, José Correa, Diogo Bornhausen, Thiago Costa, André Gatti, Gabriela Tessitore e Mariana Paula.

Local: Centro de Convenções


13H ÀS 14h30 – NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NO JORNALISMO

A emergência da cultura digital significou um desafio para o modelo de negócio tradicional das empresas de comunicação. Ao mesmo tempo, a internet viu explodir a multiplicação de produtores de informação e as empresas viram suas tradicionais receitas ameaçadas. O novo cenário fez com que empresas buscassem novas soluções para seus produtos. Quais são elas?
Com o Professor da FAAP e Jornalista, Rafael Sbarai, Supervisor Executivo de Produto Digital de Esportes do Grupo Globo.
Vagas Limitadas, inscrições na Diretoria de Comunicação.

Local: LabJor FAAP


14H – JUNTANDO OS PEDAÇOS: OS 200 ANOS DO FRANKENSTEIN

Recuperação da história cultural da publicação de Frankenstein em 1817; biografia da Mary Shelley, as tensões envolvidas na elaboração da obra, os filmes que abordaram a história. Com o Professor da FAAP, Fernando Amed.

Local: Centro de Convenções


15H30 – FESTIVAL MOVE CINE ARTE (ARCH)

Sessão do Festival com exibição de "The Visitors", de Rob Carter; "Zagreb Confidencial - Imaginary Futures", de Darko Fritz; e "Cartucho", de Andrés Chaves Sanches, seguida por debate com André Fratti Costa, Curador do Festival e Professor da FAAP; e Steve Bisson, Curador do Festival. Discussões acerca da convergência das expressões artísticas: cinema, arquitetura e artes.

Local: Auditório 1


19H30 ÀS 22H00 – COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO: O CAMINHO PARA PROMOVER O PODER DAS DIFERENÇAS NAS EMPRESAS

Experiências, práticas e lições da GE para promover o respeito como caminho para a Diversidade & Inclusão no ambiente de trabalho. Mais do que qualidade de vida e engajamento dos funcionários, o poder das diferenças tem se mostrado um grande aliado para alavancar os resultados de uma empresa. Com Vanessa Sampaio, Responsável pela Comunicação de Serviços Healthcare da GE; e Danielle Abade Brito, Líder Especialista de Comunicação da GE.

Local: Centro de Convenções


19H30 ÀS 22H – FAAP.DOC

Mostra de documentários dos alunos, seguida de debate com Professores da FAAP: Flavio de Souza Brito, Mariana Setúbal, Marta Nehring e Helena Tassara.

Exibições: "Do tempo em só minha mente se movimentava", de Amanda Pinho; "História da _rte", de Elissa Sanitá Silva; "Nem Sólido Nem líquido", de Nanda Carneiro e Sofia Brayner; "Tintão", de Igor Dalbone; "Verão-da-Lata na era paleozóica', de João Pedro Albuquerque; "Soledad e o cachorro", de Stefano Maccarini; "O mundo lá fora e o mundo aqui dentro", de Clara Badaró; "VHS", de Herbert Bianchi; e "Maro", de Igor Dalbone.

Local: Auditório 1

9H20 ÀS 11H – VIVO - PATROCINADORA OFICIAL DA SELEÇÃO DOS BRASILEIROS

A estratégia de comunicação 360º da Vivo para ativação do patrocínio da Seleção Brasileira que fez com que a marca fosse uma das mais lembradas durante o mundial da Rússia.

Com ex-aluna da FAAP, Juliana Covino, Head de Estratégia e Comunicação da Vivo.

Local: Centro de Convenções


9H20 ÀS 12H50 – "TITO E OS PÁSSAROS" (2018), DE ANDRÉ CATOTO

Exibição da Animação seguida de debate. O processo de criação do filme que faz uso de técnica mista com cutout, photoshop e stopmotion de tinta óleo sobre vidro. Com Gabriel Bitar, Diretor e Sócio do Veranito Studio e André Catoto, Diretor da DnA - Design 'N' Animation.
Sinopse: Com uma linguagem visual inspirada nos expressionistas a animação acompanha Tito, de 10 anos, que se lança na missão de salvar o mundo de uma epidemia incomum: as pessoas ficam doentes ao se assustar.

Local: Auditório 1


11H10 ÀS 12H50 – UM PAPO ABERTO SOBRE SUICÍDIO

O suicídio é a segunda maior causa de mortes entre adolescentes no mundo, com taxas crescentes nos últimos anos. Apesar de serem reconhecidos como prioridade em saúde pública, os transtornos mentais e o suicídio são cercados por desconhecimento e estigma, que dificultam o seu correto tratamento e prevenção.

Com Dr. Guilherme Vanoni Polanczyk, Psiquiatra de crianças e adolescentes, Professor Associado no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Local: Centro de Convenções


14H – OFICINA DE ANIMAÇÃO

Local: Centro de Convenções


15H ÀS 18H – WORKSHOP DE TATUAGEM

Com Renan Marin, ex-aluno da FAAP.
Vagas Limitadas, inscrições na Diretoria de Comunicação

Local: Centro de Convenções (Sala Anexa)


15H30 – FESTIVAL MOVE CINE ARTE (ARCH)

Sessão do Festival com exibição do longa-metragem "Do More With Less", de Katerina Kliwadenko e Mario Novas, seguida por debate com André Fratti Costa, Curador do Festival e Professor da FAAP; Steve Bisson, Curador do Festival; e Professores de Arquitetura convidados. Discussões acerca da convergência das expressões artísticas: cinema, arquitetura e artes.

Local: Auditório 1


19H30 ÀS 22H – APLICAÇÃO DO MODELO DE ARQUITETURA DE PLANEJAMENTO DA BBDO DE NOVA IORQUE AO CENÁRIO BRASILEIRO

Dado o cenário de mudanças e evolução da comunicação digital, a dinâmica inerente do mercado brasileiro e as consequências do contexto recessivo nacional, e ainda, balizado pela hipótese de que o mercado publicitário brasileiro demanda modelos de arquitetura de campanha mais eficientes e eficazes, compreendendo não só os resultados comunicacionais, mas também as dimensões operacionais, de prospecção e novos negócios, em especifico para agências de comunicação especializadas e/ou de propaganda de pequeno e médio porte, essa palestra tem por objetivo apresentar a estrutura e modelo tático de arquitetura de campanha proposto por Julian Cole da BBDO-NY, adaptado e testado ao contexto realidade do Brasil.
Com Guaracy Silveira, Sócio e Diretor de Estratégia da Planners Group; Fernando Dineli, Professor da FAAP e Sócio Fundador Planners Group; e Daltro Martins, Presidente da ABRADI-SP, Vice-Presidente da ABRADI Brasil e Diretor de Marketing da RMA.

Local: Centro de Convenções


19H30 ÀS 20H40 – FESTIVAL MOVE CINE ARTE (ARCH)

Sessão do Festival com exibição de "The Visitors", de Rob Carter e "Volva", de Edouard Decam, seguida por debate com André Fratti Costa, Curador do Festival e Professor da FAAP; e Steve Bisson, Curador do Festival. Discussões acerca da convergência das expressões artísticas: cinema, arquitetura e artes.

Local: Auditório 1


21H ÀS 22H30 – FESTIVAL MOVE CINE ARTE (ARCH)

Sessão do Festival com exibição do média-metragem "The Nature Of My Heart", de Jaakko Ruuska. Discussões acerca da convergência das expressões artísticas: cinema, arquitetura e artes.

Local: Auditório 1

9H20 ÀS 11H – TRADE MARKETING E GERENCIAMENTO POR CATEGORIA

Apresentação sobre conceitos de Gerenciamento por Categorias considerando: Visão de Categoria, comportamento de Shoppers, Zonas de Transação dentro das lojas e execuções no Ponto de Venda. Com Iris Ventura, Category Leadership & Sales Capabilities Manager da Mars.

Local: Auditório 2


9H20 ÀS 11H – O CINEMA DE GLAUBER ROCHA NO EXÍLIO

Debate com os Professores Maurício Cardoso, da USP, e Martin Cézar Feijó, da FAAP.

Local: 5S17


9H20 ÀS 11H – O PROCESSO CRIATIVO DE UM CURTA DE ANIMAÇÃO

Com a Animadora Rosana Urbes.

Local: Centro de Convenções (Sala Anexa)


9H20 ÀS 11H – ELEIÇÕES E MÍDIAS DIGITAIS

Com 78% do eleitorado brasileiro conectados à Internet, a corrida pelo Palácio do Planalto nunca foi tão digital. Candidatos sem tempo no horário eleitoral estão contrariando a lógica vigente das campanhas com a conquista diária de milhares de fãs e seguidores nas redes sociais. Diferente de postulantes com amplo espaço na TV e no Rádio que não conseguem bom desempenho nas últimas pesquisas. As variáveis existentes na eleição de 2018, que irão influenciar a formação da opinião do eleitor, nunca foram tão impactadas como agora, pelos atuais fluxos de opinião digitais.
Com Manoel Fernandes, Diretor da Bites.

Local: Centro de Convenções


11H10 ÀS 12H50 – COMUNICASOM

Festival de Música dos alunos da FAAP.

Local: Auditório 1 (Transmissão ao vivo na Rádio FAAP e TV FAAP)


14H – INTRODUÇÃO À PROJEÇÃO MAPEADA (OFICINA DE VÍDEO MAPPING)

Com foco na prática e uso de software, a atividade tem como objetivo a apresentação da linguagem de projeção mapeada e suas diferentes possibilidades de uso. A projeção de vídeos é uma técnica que pode ser aplicada nas mais diferentes superfícies, como prédios, janelas, paredes, e em diversos tipos de eventos, como instalações artísticas, eventos particulares, intervenções urbanas, festas, dentre outros.
Com Lucas Lespier.

Local: Hub FAAP


19H30 ÀS 22H00 – CANNES 2018

Apresentação dos cases premiados no Cannes Lions 2018, o principal Festival mundial de comunicação, com explicações e comentários que ajudam a analisar as razões dos prêmios. Com a Professora da FAAP, Irene Knoth, Sócia fundadora da IK Creative Branding.

Local: Auditório 1

Informações: facom@faap.br | 3662-7332
Aberto para o público externo
Vagas limitadas